Hoje entramos no emocionante mundo de Áreas metropolitanas da Turquia. Ao longo da história, Áreas metropolitanas da Turquia tem sido objeto de estudo, admiração e polêmica. Desde a sua criação, despertou a curiosidade das mentes mais inquietas, que procuraram desvendar os seus mistérios e compreender o seu impacto na sociedade. Através deste artigo pretendemos explorar os diferentes aspectos relacionados com Áreas metropolitanas da Turquia, desde a sua origem até à sua relevância hoje. Iremos aprofundar-nos nas suas raízes, analisar as suas diversas facetas e refletir sobre a sua influência no desenvolvimento humano. Áreas metropolitanas da Turquia é um tema fascinante que merece ser explorado sob múltiplas perspectivas, e é nosso desejo oferecer uma análise exaustiva que contribua para o enriquecimento do conhecimento sobre esta questão.
As áreas metropolitanas da Turquia (em turco: büyükşehir, "grande cidade") são entidades administrativas locais intermédias entre a províncias (ill) e os distritos (ilçe).
A Turquia está dividida administrativamente em 81 províncias. Na maior parte das províncias, a hierarquia entre divisões é da forma província-distrito, o que não acontece nas áreas metropolitanas, nas quais existe uma entidade administrativa intermédia, a área metropolitana, que engloba vários distritos urbanos e tem um governo local próprio (o büyükşehir belediyesi). Os distritos que fazem parte duma área metropolitana têm uma administração municipal em tudo semelhante aos restantes, com um governo local eleito (belediyesi) e um governador (kaymakan), com a diferença principal que muitas competências usuais das administrações distritais são da administração da área metropolitana.
Duas áreas metropolitanas, Istambul e Kocaeli, abrangem toda a província onde se inserem. As restantes abrangem apenas uma parte da área da província, embora incluam a maioria da população provincial.