Último Adão

Glória do Novo Cristo em presença de Deus, o Pai e do Espírito Santo. Detalhe de uma pintura de teto de Daniel Gran na Igreja Santa Ana (Viena). Adão e Eva estão retratados abaixo, acorrentados.

"O Último Adão" é um título dado a Jesus no Novo Testamento.Títulos parecidos também se referem a Jesus, como Segundo Adão e Novo Adão.

Contexto Judaico e Paulino

A Solidariedade sem pecado de Cristo com a raça humana leva a interpretações sobre sua imagem de último Adão ou Adão ideal. Tal como no uso semelhante dos títulos messiânicos e sacerdotais, chamando Jesus de o último Adão mostra seu significado e função do Salvador. Aqui, o símbolo era cheio de significado para toda a raça humana e de toda a sua história.

A tradição judáica

O Gênesis apresenta à humanidade não apenas o clímax do trabalho da criação de Deus, mas também como feito à Sua imagem e manifestando Seu domínio sobre a terra:

Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

_______
a. Gênesis 1:26 Heb Adão
b. Gênesis 1:26 Sir: Heb sobre toda a terra
c. Gênesis 1:27 Heb Adão

d. Gênesis 1:27 Heb o criou

Os próximos dois capítulos do Gênesis repetem a história da criação da humanidade e acrescenta a história sobre Adão e Eva caindo em tentação.

As Escrituras também lembram Adão como aquele que pecou e trouxe a morte para a humanidade (Primeira Epístola aos Coríntios 15:21-22). Algumas passagens bíblicas nomeiam Eva como a primeira responsável em cair em tentação: "Pois Adão foi formado primeiro, depois Eva. Adão não foi seduzido, mas a mulher é que, deixando-se iludir, caiu na transgressão;" (1 Timóteo2:13-14).

A representação Paulina

Jesus puxa Adão e Eva fora das suas sepulturas. Igreja de São Salvador em Chora, Istambul.

O apóstolo Paulo contrasta Adão e Cristo como duas personalidades coletivas ou expoentes e viu os seres humanos como com a imagem de Adão e Cristo.Onde a desobediência de Adão significa o pecado e a morte para todos, a obediência de Cristo busca reparar o prejuízo devido a Adão trazendo a justiça e a abundância da graça. Como um "espírito tonificante", o último Adão, ressuscitou dos mortos e nos transforma através da ressurreição em um celestial, a existência espiritual.

Ver também

Referências

  1. Watson E. Mills, Roger Aubrey Bullard, eds,Mercer dictionary of the Bible. 1998, p. 10. ISBN 0-86554-373-9
  2. James D. G. Dunn, The Theology of Paul the Apostle. 2006, p. 241. ISBN 0802844235
  3. «Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas enfermidades, mas que tem sido tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado.» (Hebreus 4:15)
  4. Christology: A Biblical, Historical, and Systematic Study of Jesus. Oxford:Oxford University Press, 2009, pp. 24-41.
  5. Cf. G. O'Collins, Salvation for All: God's Other Peoples. Oxford: OUP, 2008, pp. 1-7.
  6. I Coríntios 15:21–22
  7. I Timóteo 2:13–14
  8. I Coríntios 15:20–23
  9. I Coríntios 15:45–49
  10. Romanos 5:12–21
  11. I Coríntios 5:15–22
  12. I Coríntios 5:45
  13. I Coríntios 5:48–49

Bibliografia