No mundo atual, 1460 é um tema relevante que desperta o interesse de muitas pessoas em diversas áreas. Da política à ciência, cultura e tecnologia, 1460 tornou-se um tema de discussão constante que gera opiniões conflitantes e debates apaixonados. Ao longo da história, 1460 tem sido objeto de múltiplos estudos, pesquisas e análises que tentaram decifrar as suas complexidades e as suas implicações para a sociedade. Neste artigo, exploraremos diferentes perspectivas sobre 1460 e seu impacto no mundo hoje.
É Iniciada a construção da primeira Igreja de São Jorge das Velas por força do testamento do Infante D. Henrique. Em 1659 é sujeita a obras de restauro e manutenção que deram origem ao templo actualmente existente.[1][2][3]
É feita a criação da Velas por força do testamento do Infante D. Henrique.
09 de Maio - Palácio episcopal de Atrecht, na França sofre incêndios misteriosos, desencadeando um processo de caça às bruxas pela Inquisição, supervisionados por Pedro Brussardo[4] e Nicholas Jacquier[5] (1402-1472).
Julho
04 de Julho - Os canhões da Torre de Londres, ainda nas mãos dos Lancasters, são disparados contra a cidade de Londres, dominadas pelos Yorkistas.
27 de Julho - Batalha de São Fabiano[7], Depois da derrota na Batalha de Sarno quase todas as terras napolitanas foram entregues aos angevinos. O rei Ferdinando de Nápolis, abandonado pelos seus barões e seguido somente por alguns fiéis, se retirou com o resto do seu exército para Nápoles, esperando reforços das tropas milanesa e papal que estavam para chegar com Alessandro Sforza (1409-1473) e Federico, Duque de Urbino; mas estes dois comandantes militares, no dia 27 de Julho, depois de uma batalha que durou sete horas contra as mílicias de Jacopo Piccinino[8] (1423-1465) em San Fabiano, perto de Áscoli, tiveram de se retirar para além de Tronto, e Piccinino, fez uma incursão para Sabina e tomou Palombara e Tívoli, em seguida, chegou em Abruzzo, unindo-se, assim, as suas forças com as de João de Anjou.
Agosto
03 de Agosto - Escoceses invadem e arrasam Roxburgh: O Castelo Roxburgh era uma das últimas fortalezas inglesas na Escócia e Jaime II comandava um grande exército e vários canhões para tomá-lo. A vitória estava quase próxima quando um dos canhões do rei explodiu, matando-o. Não obstante, o seu exército tomou o castelo. Maria de Guelders, a mãe do rei, ordenou que o castelo fosse destruído após a sua captura.