Atualmente, 2009 ganhou grande relevância em diversas áreas, gerando um impacto significativo na sociedade. Desde o seu surgimento, 2009 gerou inúmeros debates e reflexões, tornando-se um tema de interesse de acadêmicos, profissionais e do público em geral. Sua influência abrange desde aspectos culturais e econômicos até aspectos políticos e ambientais, o que demonstra sua importância na atualidade. Neste artigo analisaremos o impacto de 2009 e seu papel na formação de diversos cenários, com o objetivo de compreender melhor sua relevância hoje.
19 de março - O psicopata austríaco Josef Fritzl é condenado à prisão perpétua por manter por 24 anos a filha refém em um porão e ter 7 filhos com ela, incinerando o cadáver de um deles que morreu cerca de 3 dias após o parto.
21 de junho - Groenlândia passa a dispor de governo autônomo, assumindo controle sobre assuntos judiciais, policiais e de guarda costeira, conforme aprovado em referendo de 2008.
7 de julho - Michael Jackson é velado, após a sua morte em 25 de junho, em uma cerimônia vista por bilhões de pessoas em todo o mundo, através da televisão e da Internet.
11 de julho - Realiza-se a cerimónia de Abertura dos 2º Jogos da Lusofonia em Lisboa, no Pavilhão Atlântico.
9 de outubro - Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América é distinguido com o Nobel da Paz de 2009 devido aos "esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".
Em refendo popular, a Suíça aprovou a iniciativa popular lançada pelos conservadores de direita do Partido Popular Suíço (SVP) de proibir a construção de minaretes em mesquitas e rejeitou a proibição de exportação de armas requerida por um grupo de esquerda.
31 de dezembro - Realizado no Brasil o sorteio da Mega-Sena da virada em que dois jogadores faturam R$ 144,9 milhões, considerado o recorde das loterias na América Latina.