Este artigo abordará 490 a.C. de uma perspectiva ampla e detalhada, com o objetivo de fornecer ao leitor uma visão completa do tema em questão. Serão analisados diferentes aspectos relacionados, como sua origem, evolução, repercussões e possíveis desafios futuros. Da mesma forma, serão exploradas diversas opiniões e abordagens com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e equilibrada. Através de uma viagem pelos diferentes pontos de vista e estudos relevantes, este artigo procurará proporcionar ao leitor uma compreensão profunda e enriquecedora de 490 a.C..
Uma peste afeta o gado, porém com poucas vítimas humanas.
Tito Latino, um homem idoso e doente, é levado ao Senado e conta a mensagem que havia recebido em sonho de Júpiter, de que o deus estava estava irritado com quem eles haviam escolhido como líder das danças festivas em sua honra, e que seu filho, um jovem belo e saudável, havia sido morto pelo deus como punição por ele não ter enviado esta mensagem antes. Após comunicar a visão do deus, Tito Latino se curou da sua doença e voltou andando para casa.
Após investigação, foi descoberto que o líder da dança era um escravo que havia sido publicamente punido, na frente da procissão do deus.
A expiação do erro foi impor uma pesada multa, e organizar uma nova procissão, com os custos sendo pagos pelo senhor do escravo.