Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Aciduricidade, um tópico que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Quer estejamos falando sobre a vida e as conquistas de Aciduricidade, o impacto de Aciduricidade na sociedade contemporânea ou as implicações futuras de Aciduricidade, este tópico certamente gerará debates apaixonados e reflexões de todos os tipos. Ao longo deste artigo, mergulharemos em diferentes aspectos de Aciduricidade, examinando sua importância, desafios e oportunidades potenciais. Não importa qual seja o seu ponto de vista sobre Aciduricidade, temos certeza de que você achará este artigo informativo, divertido e esclarecedor.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
Aciduricidade é definida como a capacidade de tolerar e proliferar em meios com pHs ácidos.
A aciduricidade do biofilme, decorrente da fermentação de diversos carboidratos, inibe o crescimento de diversos microrganismos comensais competidores da placa dental, como por exemplo S. sanguinis, o que favorece o crescimento de S. mutans devido à sua aciduricidade. A tolerância a ácidos ocorre principalmente porque S. mutans apresenta uma bomba translocadora de prótons H+ na sua membrana celular, denominada F0F1 ATPase, a qual funciona para manter p pH intracelular por volta de 7,5. Além disto, S. mutans possui um sistema semelhante ao sistema arginina-deiminase de outros Streptococcus spp., através do qual utiliza amino-ácidos (que não a arginina) para a conversão de prótons H+ em animais.