Neste artigo vamos nos aprofundar em Acrilato, tema que tem despertado interesse e debate nos últimos tempos. Acrilato é um tema que tem chamado a atenção de especialistas, entusiastas e do público em geral, pela sua relevância em diversas áreas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua influência na cultura popular, Acrilato provou ser um tema de grande importância hoje. Ao longo deste artigo exploraremos diferentes aspectos de Acrilato, analisando sua origem, evolução e impacto na sociedade. Além disso, examinaremos possíveis cenários futuros e consideraremos a sua importância no mundo de hoje.
O ion acrilato (CH2=CHCOO−) é o ânion do ácido acrílico. Acrilatos são os sais e os ésteres do ácido acrílico[1]. O nome IUPAC é propenoato, visto que o nome IUPAC do ácido acrílico é ácido propenóico.
Os acrilatos contém o grupo vinil (dois átomos de carbono ligados por ligação dupla) ligados a um grupo carboxila[1].
Acrilatos e metacrilatos (os sais e ácidos do ácido metacrílico ou ácido metil propenóico) são monômeros comuns em polímeros plásticos, formando os polímeros acrílicos[1]. Acrilatos formam polímeros facilmente por causa da alta reatividade da ligação dupla.
Supõe-se que o acrilato seja usado pelo fitoplâncton marinho como um veneno defensivo contra predadores como os protozoários. Quando atacado, a DMSP liase quebra o DMSP em DMS (gasoso) e acrilato. [carece de fontes]