No artigo de hoje exploraremos o fascinante mundo de Adão Iturrusgarai, um tema que tem chamado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o seu impacto na sociedade até às suas diversas aplicações na vida quotidiana, Adão Iturrusgarai tem provado ser um tema de relevância inquestionável no mundo atual. Ao longo deste artigo, examinaremos em profundidade as várias facetas de Adão Iturrusgarai, desde suas origens até sua evolução hoje. Mergulhe nesta emocionante jornada e descubra tudo o que o mundo de Adão Iturrusgarai tem a oferecer.
Adão Iturrusgarai | |
---|---|
Nascimento | 18 de fevereiro de 1965 (60 anos) Cachoeira do Sul, ![]() |
Nacionalidade | ![]() |
Ocupação | Cartunista |
Adão Iturrusgarai (Cachoeira do Sul, 18 de fevereiro de 1965)[1] é um cartunista brasileiro.
Nascido em uma família de origem basca, Adão Iturrusgarai publicou seu primeiro desenho aos dezessete anos, no Jornal do Povo, de sua cidade natal. Aos dezoito, mudou-se para Porto Alegre, onde estudou Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também realizou um curso de Artes Plásticas, mas não chegou a concluí-lo[2].
Em 1991, Iturrusgarai editou a revista DUNDUM e logo depois viajou para Paris. Na França, publicou nas revistas Chacal Puant e Flag. Em 1993 voltou para o Brasil, passando a morar em São Paulo. Em 1994, lançou a revista Big Bang Bang, que teve quatro números lançados apenas. Foi redator de programas humorísticos da televisão, entre os quais TV Colosso e Casseta & Planeta, da Rede Globo. Em 1994 foi incorporado ao trio "Los 3 amigos", de Angeli, Laerte e Glauco. Teve seu trabalho publicado em diversas revistas brasileiras, tais como Chiclete com Banana, Bundas, Veja, General e Vírus.
Sua tira diária Aline foi publicada nos jornais Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, Tribuna do Norte em Natal, Diário de Pernambuco e Correio da Manhã em Portugal. Colabora também com as revistas Caros Amigos e Capricho. Já recebeu diversos prêmios, e seus álbuns de quadrinhos são editados pela Devir e distribuídos no Brasil e em Portugal.
Atualmente mantém a newsletter Correio Elegante.[3]
Em 2022, lançou o livro Em “Paris por um triz: Aventuras de um cartunista (Zarabatana Books).[3] Em 14 de fevereiro de 2023, publicou sua última tira na Folha de S.Paulo, Adão trabalhava no jornal desde agosto de 1993.
É casado com a argentina Laura, com quem tem dois filhos (Olívia e Camilo), Iturrusgarai reside em Gaiman, uma "colônia galesa encravada na Patagônia argentina", segundo ele mesmo diz em seu site.
As tiras de Iturrusgarai são famosas pelo forma de humor que utiliza. Temas como sexo, homossexualidade e o deboche pelo que se vê na vida em sociedade, utilizando quase sempre de palavrões, são corriqueiros em suas piadas.