Adriça

Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos relacionados a Adriça, investigando sua importância hoje e sua relevância ao longo do tempo. Das suas origens ao seu impacto na sociedade atual, analisaremos as muitas facetas de Adriça e a sua influência em diversas áreas, como a cultura, a economia, a política e a vida quotidiana. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos como Adriça evoluiu e se adaptou às mudanças do mundo moderno, e como continua a ser um tema de interesse e debate hoje. Através de uma análise detalhada e crítica, este artigo procura lançar luz sobre os muitos aspectos de Adriça e suas implicações para o presente e o futuro.

Adriça ou driça é um cabo que serve para içar e arriar vergas, velas e bandeiras, fazendo parte do chamado massame fixo.[1][2] No iatismo toma muitas vezes o nome da vela a que pertence pelo que se fala de adriça da vela grande, de genoa, ou de spinnaker.[3]

Fabricadas em canábis ou em algodão entre a Idade Média e o Século XIX[4] as adriças são actualmente em metal ou numa mistura metal/fibra, onde a fibra cobre a parte interna metálica.

Ver também

Referências

  1. «Glossário de Termos Náuticos» (PDF). Wservices.srv.br 
  2. «AN Cruzeiros». Ancruzeiros.pt. Arquivado do original em 11 de agosto de 2011 
  3. «Tudo sobre Cabos Náuticos | O Veleiro». oveleiro. Consultado em 12 de janeiro de 2023 
  4. «Aspects de l'histoire du chanvre au XIXe et XXe siècle» (em francês). Afhe.ehess.fr. Outubro de 2011