No mundo atual, Agilidade é um tema que tem adquirido significativa relevância em diversas áreas de estudo. Seja no domínio científico, cultural, histórico ou social, Agilidade captou a atenção de académicos, especialistas e entusiastas. O seu impacto estende-se ao longo do tempo e abrange um vasto leque de perspetivas, desde o individual ao coletivo, permitindo assim uma análise profunda e reflexiva do seu significado e consequências. Neste artigo exploraremos diferentes facetas e abordagens de Agilidade, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e enriquecedora deste tema tão relevante nos dias de hoje.
A agilidade é a habilidade de mudar a posição do corpo de maneira eficaz. É uma qualidade que se atribui a uma pessoa mediante a qual obtém um controle total de suas partes do corpo, e pode as mover com rapidez e soltura. Dita qualidade atribuem-se-lhe aos desportistas em general. Requer a integração de habilidades referidas a movimentos individuais usando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, força e resistência:
Também se atribui a animais e não só está vinculada ao físico, também no aspecto mental ou intelectual, veja agility.
Costuma representar com uma menina nua com duas asas pequeninhas. Representa-se sobre uma pena sustentando com as ponta do pé e em atitude de lançar-se para outra pena.[1]