Alexandr Vinokourov

No artigo de hoje vamos falar sobre Alexandr Vinokourov, um tema que tem despertado grande interesse nos últimos anos. Desde o seu surgimento, Alexandr Vinokourov chamou a atenção de especialistas e hobbyistas, gerando debate, pesquisas e inúmeros avanços na área. Com uma história que remonta a muitos anos, Alexandr Vinokourov evoluiu e adaptou-se às mudanças sociais, culturais e tecnológicas, tornando-se um elemento fundamental na vida de muitas pessoas. Ao longo deste artigo, exploraremos as diversas facetas de Alexandr Vinokourov, abordando suas implicações, aplicações e seu impacto na sociedade atual.

Alexandr Vinokourov
Alexandr Vinokourov
Vinokourov no Tour de France de 2010.
Informações pessoais
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Londres 2012 Corrida de estrada
Prata Sydney 2000 Corrida de estrada

Alexandr Nikolaivich Vinokourov (Petropavl, 16 de Setembro de 1973) é um ciclista profissional do Cazaquistão.

Carreira

Fez parte das equipas profissionais de ciclismo Casino (1998–1999), Team Telekom/T-Mobile, Liberty Seguros-Würth (2006) e Astana. Já ganhou várias etapas em corridas internacionais, entre elas vitórias em etapas no Tour de France, Paris-Nice e Dauphiné Libéré. É de destacar, por exemplo, a vitória nos Campos Elísios, no Tour de 2005.

Venceu as clássicas Liège-Bastogne-Liège e Amstel Gold Race. Também ganhou numerosas provas por etapas, como a Deutschland-Tour em 2001 e o Tour de Suisse de 2003, mas a sua maior vitória ocorreu em 2006, quando ganhou várias etapas e a geral da Vuelta a España, derrotando o espanhol Alejandro Valverde.

Em 7 de dezembro de 2007, durante uma conferência de imprensa em Almaty, Vinokourov, suspenso pela sua federação por dopagem, anunciou que encerrava sua carreira ciclista.[1][2] Contudo, em 2009 regressa pela equipa Astana participando na Vuelta, da qual viria a desistir. Ainda assim alcançou um quarto lugar numa das etapas.

No 2009 volta a competição, fica com a primeira etapa no Tour de l´Ain, segundo no campeonato de estrada em Ásia, ganha o ouro no campeonato contra o relógio em Ásia e o GP das nações.

Em 2010 ganha o Giro del Trentino mais uma etapa e o Lieja-Bastogne-Lieja. No Giro de Italia, na etapa 3 ganha o maillot rose, superando ao Cadel Evans.

Em 2012, Vinokourov tornou-se campeão olímpico, tendo vencido a prova de estrada no Jogos de Londres 2012.

Referências

  1. «Vinokourov dit stop». Eurosport (em francês). 7 de dezembro de 2007. Consultado em 8 de dezembro de 2007 
  2. «Cyclisme - Dopage - Vinokourov arrête». L'Équipe (em francês). 6 de dezembro de 2007. Consultado em 8 de dezembro de 2007 

Ligações externas

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Alexandr Vinokourov