No mundo de hoje, Alfaqui é um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro da sociedade. Quer se trate de um tema atual, de uma figura proeminente, de um evento histórico ou de qualquer outra área de importância, Alfaqui capturou a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Esta atenção deve-se, em parte, à relevância que Alfaqui tem no quotidiano das pessoas, bem como ao seu impacto em diferentes áreas, como a política, a cultura, a tecnologia ou a economia. Este artigo procura explorar ainda mais o significado e a importância de Alfaqui, bem como fornecer uma análise detalhada do seu impacto na sociedade atual.
Alfaqui[1] (em árabe, فقيه ) é um especialista na fiqh, a ciência do direito islâmico.
Fiqh significa literalmente "entendimento" e, no seu sentido islâmico, “jurisprudência”, pois a compreensão do Corão e da Suna servia para determinar as decisões legais.
Um alfaqui é um experto numa das escolas tradicionais do fiqh, (chamadas madhab). No Islão sunita, existem as escolas hanafita, hambalita, maliquista e xafeísta. O alfaqui é um mestre na metodologia (usul) usada por uma ou mais destas escolas, e é capaz de aplicá-la para chegar às decisões tradicionais da sua respectiva escola.