Neste artigo abordaremos a questão da Ambidestria, que tem se tornado cada vez mais relevante nos últimos anos. Ambidestria é um tema que tem despertado grande interesse tanto na comunidade científica como na sociedade em geral, devido ao seu impacto em diversas áreas. Desde as suas origens até à sua evolução atual, Ambidestria tem sido objeto de múltiplas investigações e debates que procuram compreender a sua influência no nosso ambiente. Ao longo deste artigo iremos explorar diferentes aspectos relacionados com Ambidestria, analisando a sua importância, as suas implicações e as possíveis perspectivas futuras que este tema pode oferecer.
Ambidestria é a qualidade de se ser igualmente habilidoso com os membros dos dois lados do corpo. A ambidestria não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com os dois pés. A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito.
A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita ante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.
Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.
A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais. Ou com os pés, por exemplo no futebol. Exemplos de futebolistas que jogam com os dois pés são, os portugueses Nani e Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi, o venezuelano Yeferson Soteldo, o croata Ivan Perišić, o alemão Marco Reus, os belgas Carrasco, Kevin De Bruyne e Eden Hazard, o argentino Emiliano Rigoni além de ex-jogadores como o meia francês Zinedine Zidane, o atacante italiano Del Piero, o atacante brasileiro Pelé, o holandês Johan Cruijff, o norte irlandês George Best, o atacante argentino Sérgio Agüero e entre outros.