Antipapa Clemente VIII

No artigo Antipapa Clemente VIII abordaremos um tema relevante que tem gerado grande interesse na sociedade contemporânea. Com uma abordagem multidisciplinar, estudaremos diferentes aspectos relacionados com Antipapa Clemente VIII, analisando o seu impacto em diferentes áreas. Nessa linha, exploraremos as diversas perspectivas que existem em torno de Antipapa Clemente VIII, proporcionando novas reflexões e enriquecendo o debate em torno deste tema. Além disso, focaremos nos aspectos históricos, culturais, sociais e científicos, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente sobre Antipapa Clemente VIII e sua relevância hoje.

Antipapa Clemente VIII
Antipapa Clemente VIII
Tomba de Climent VIII a la Catedral de Palma
Nascimento Gil Sánchez Muñoz y Carbón
1370
Teruel
Morte 28 de dezembro de 1447
Maiorca
Cidadania Coroa de Aragão
Ocupação padre
Religião Igreja Católica

Clemente VIII, é o último antipapa da linha de Avinhão, exercendo o seu mandato em Peníscola, Espanha de 10 de junho de 1423 a 26 de julho de 1429.

Nasceu entre 1369-1370 como Gil Sanches Munhoz y Carbon em Aragão, e morreu em 28 de dezembro de 1446.

O seu antecessor o Antipapa Bento XIII (conhecido como Papa Luna), um dia antes da sua morte, nomeou Cardeais quatro dos seus seguidores, para assegurar a continuidade do seu papado.

Em 10 de junho de 1423, três desses quatro cardeais, reuniram-se em Peníscola e elegeram Gil Sanches para sucessor, ficando conhecido como Antipapa Clemente VIII, segundo Papa de Peníscola, que governou entre 1424 e 1429.

O Papa Martinho V enviou uma embaixada (liderada por Afonso de Bórgia, o futuro Papa Calisto III) para convencer Clemente VIII a reconhecer Martinho V. Clemente VIII abdicou a favor de Martinho V em 26 de julho de 1429, e confirmou a sua decisão publicamente na Igreja Arciprestal de San Mateo de Castellón em 15 de Agosto de 1429.

Assim acabou definitivamente o Grande Cisma do Ocidente.