Apófise

Neste artigo, o tema Apófise será abordado numa perspectiva multidisciplinar, analisando as suas implicações em diferentes áreas. Apófise é um tema de grande relevância na atualidade e tem despertado amplo interesse na comunidade acadêmica e no público em geral. Ao longo do texto serão examinados diferentes aspectos relacionados a Apófise, como sua história, seus efeitos na sociedade, seu impacto na economia, entre outros. Pretende-se desta forma oferecer uma visão abrangente e completa de Apófise, aprofundando as suas diversas dimensões e as suas possíveis implicações para o presente e o futuro.

Apófises da vértebra lombar humana.

Apófise (ou tubérculo) é a designação dada às excrescências ou protuberâncias naturais na superfície de ossos, do exoesqueleto de artrópodes e na base da urna de alguns géneros de briófitos.[1] Nos animais a apófises têm a função de fornecer pontos de ancoragem para a musculatura e de suporte para órgãos internos. Nalguns casos serve para facilitar o movimento nas articulações, fornecendo o ponto de inserção aos tendões. Na anatomia humana e dos mamíferos as apófises são frequentemente designadas por tubérculos.

Apófise são os locais de fixação dos tendões nos ossos, onde o formato ósseo é influenciado pelos estímulos de tensão a que esses locais são submetidos.

Notas

  1. «Apófise». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 17 de novembro de 2019 

Exemplos

Referências