Aqua (satélite)

O tema de Aqua (satélite) atraiu a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Do seu impacto na sociedade à sua influência na cultura popular, Aqua (satélite) deixou uma marca indelével na história. Neste artigo exploraremos em profundidade os aspectos mais relevantes de Aqua (satélite), desde suas origens até sua evolução ao longo do tempo. Através de entrevistas exclusivas, extensas pesquisas e análises detalhadas, revelaremos a verdadeira importância de Aqua (satélite) e seu impacto no mundo moderno.

 Nota: Para outros significados, veja Aqua.
Aqua
Concepção artística 3D do Satélite Aqua

Operação Estados UnidosNASA
Tipo de missão Observação terrestre
Contratante NASDA, INPE
Satélite da Terra
Lançamento 4 de maio de 2002 a bordo do foguete Delta II
Local Estados UnidosBase da Força Aérea de Vandenberg, Califórnia, Estados Unidos
Duração da missão 6 anos (planejado)
22 anos, 11 meses e 13 dias Tempo decorrido
Massa 3 117 kg
Site oficial http://aqua.nasa.gov/
Elementos orbitais
Semieixo maior 7 077,75 km
Excentricidade 0,001203
Inclinação 98,14°
Apoastro 708,0 km (440,0 milhas)
Periastro 691 km (429,0 milhas)
Período orbital 98,4 minutos
Instrumentos

Aqua (EOS PM-1) é uma pesquisa multinacional de satélites em órbita da Terra, projetada pela NASA, com o objetivo de analisar a precipitação, evaporação e o ciclo da água. É o segundo componente principal Sistema de Observação da Terra (EOS em inglês) logo após o Terra (lançado em 1999) e seguido pelo Aura (lançado em 2004).

O Aqua foi lançado em 4 de maio de 2002, da Base da Força Aérea de Vandenberg, a bordo de um Boeing acoplado a um Delta II. O satélite tem uma órbita héliossíncrona. Orbita a 705 km de altitude liderando uma formação chamada "comboio" com diversos outros satélites (Aura, CALIPSO, CloudSat e o francês PARASOL).

O satélite pesa cerca de 2850 kg, além do propelente que chega a 230 kg (no lançamento). Quando "empacotado" para o lançamento, o satélite tem 2,68 m x 2,49 m x 6,49 m. Quando se encontra orbitando, o Aqua já possui 4,81m x 16,70m x 8,04m. Sua vida útil está prevista para seis anos de serviço.

Os equipamentos do Aqua

Instrumentos

O Aqua transporta seis instrumentos para estudos da água na superfície e atmosfera terrestre:

  • AIRS (Atmospheric Infrared Sounder): mede a temperatura e umidade atmosféricas, além da temperatura da terra e da superfície dos oceanos.
  • AMSR-E (Advanced Microwave Scanning Radiometer-EOS): mede as propriedades das nuvens, temperatura superficial do oceano, temperatura do vendo, fluxo de energia radioativa, superfície da água, gelo e neve. Provido pela NASDA (Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial) do Japão.
  • AMSU-A (Advanced Microwave Sounding Unit): mede a temperatura e a umidade atmosférica.
  • CERES (Clouds and the Earth's Radiant Energy System): mede o fluxo de energia radioativa.
  • HSB (Humidity Sounder for Brazil): Equipamento de banda VHF para medir umidade atmosférica. Provido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) do Brasil.
  • MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer): também mede propriedades das nuvens e fluxos de energia radioativa, além de propriedades das partículas do aerossol; mede áreas cobertas e áreas usadas, incêndios e vulcões. O instrumento também se encontra a bordo do Terra.
Imagem tirada com o AIRS, mostra a concentração em partes-por-milhão em volume de CO2 na Troposfera

Um dos propósitos do Aqua é fornecer informações que possam provar ou desmentir a hipótese de Iris.

Ver também

Ligações externas