A questão Arfada é amplamente discutida hoje porque afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. Desde a sua descoberta, Arfada tem despertado um interesse crescente na comunidade científica, bem como na sociedade em geral. Ao longo dos anos, foram realizados numerosos estudos e investigações que procuram compreender plenamente as implicações e consequências da Arfada em termos de saúde, sociedade e ambiente. Neste artigo serão examinados diferentes aspectos relacionados a Arfada, proporcionando uma visão geral de sua importância e impacto hoje.
Arfar é um movimento de rotação em volta de um eixo transversal
Em náutica é um balanço no sentido popa/proa por efeito da ondulação [1], vulgo caturrar. Com mar formado pode ser muito perigoso pois quando aproado ao mar a popa pode levantar-se, o barco afocinha e capota pela proa e no pior dos casos afundar-se.
Enquanto uma arfada é um balanço longitudinal, o seu equivalente lateral é o adernamento.
Nos aviões este movimento é obtido com o estabilizador do leme de profundidade, o profundor, que controla o movimento de cabrar (subida) e picar (descida) do avião [2].
O controlo deste estabilizador é efectuado com o manche puxando, para o movimento de subida, ou empurrando, para o movimento de descida do avião .