Asa (unidade militar)

No mundo de hoje, Asa (unidade militar) tornou-se um tema de grande importância e interesse para pessoas de todas as idades e origens. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações na vida quotidiana, Asa (unidade militar) influencia numerosos aspectos das nossas vidas. Ao longo dos anos, Asa (unidade militar) foi explorado e debatido sob múltiplas perspectivas, gerando um amplo espectro de opiniões e teorias em torno do tema. Neste artigo exploraremos a fundo a importância de Asa (unidade militar) e sua incontornável relevância no mundo contemporâneo, oferecendo uma visão detalhada e objetiva de suas diversas facetas.

Hierarquia usada em alguns países da OTAN
Reino Unido e
Marinha dos Estados
Unidos
USAF e
USMC
Canadá
Grupo Asa Divisão Aérea
Asa Grupo Asa
Esquadrão Esquadrão Esquadrão

Na aviação militar, uma asa ou ala, conforme a nomenclatura da Força Aérea Brasileira,[1] é uma unidade de comando.[2] Na maior parte das forças aéreas, uma asa é uma grande formação de aeronaves.[2]

Nos países da Commonwealth uma asa é composta por vários esquadrões,[3] normalmente três (cada esquadrão contendo cerca de 20 aeronaves), e várias asas compõem um grupo.

Atualmente a Força Aérea Brasileira conta com 6 alas, com a organização de cada uma variando conforme o escopo operacional:

  • ALA 1 - Brasília - DF
  • ALA 3 - Canoas - RS
  • ALA 5 - Campo Grande - MS
  • ALA 7 - Boa Vista - RR
  • ALA 9 - Belém - PA
  • ALA 11 - Rio de Janeiro - RJ

Referências

  1. «LISTAGEM DE UNIDADES DA FAB». Força Aérea Brasileira 
  2. a b «wing». The Free Dictionary 
  3. «wing - definition of wing in English from the Oxford dictionary». www.oxforddictionaries.com. Consultado em 21 de abril de 2016