Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Asahi Shimbun, um tópico que tem chamado a atenção de muitas pessoas ao longo do tempo. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade moderna, Asahi Shimbun deixou uma marca indelével em diferentes aspectos da nossa vida quotidiana. Através de uma análise detalhada e criteriosa, descobriremos as muitas facetas de Asahi Shimbun e sua influência em diferentes contextos. Desde a sua relevância na história ao seu papel na cultura contemporânea, iremos abordar um vasto leque de perspetivas que nos permitirão compreender melhor a importância e relevância de Asahi Shimbun no mundo de hoje. Prepare-se para embarcar em uma viagem emocionante pelas profundezas de Asahi Shimbun!
Criação | |
---|---|
Sede social | |
Sector de atividade | |
Websites |
O Asahi Shimbun (em japonês: 朝日新聞, transl. Asahi Shinbun, AFI: ) é um dos cinco maiores jornais nacionais do Japão.[1][2] Os outros quatro são: o Yomiuri Shimbun, o Mainichi Shimbun, Nihon Keizai Shimbun e o Sankei Shimbun. A sua circulação que era de 7,84 milhões na edição matinal e 3,07 milhões na edição vespertina em junho de 2010.[3] É o segundo maior jornal do mundo em termos de tiragem. Em primeiro lugar está a sua maior concorrência, o Yomiuri Shimbun.
Devido à linha editorial e a produção de artigos, o jornal é considerado como o maior jornal japonês em termos de produção própria [4]. Em termos de consumo diário de notícias, o Asahi se posiciona como o maior jornal japonês em que as pessoas recorrem a verificar informações e acompanhar notícias. Ao todo, 12% das pessoas que consomem notícias diariamente, o fazem por meio do Asahi Shimbun, 1% a mais que a sua maior concorrente, o Yomiuri Shimbun [5].
O jornal possui sucursais e correspondentes em América do Sul (São Paulo), América do Norte (Washington D.C.), Médio Oriente (Dubai) África (Cairo) e Europa (Londres) [6]
Além das sucursais e os correspondentes, o Asahi têm alianças com o International Herald Tribune, que é afiliado ao New York Times. Juntos, eles publicam o International Herald Tribune/The Asahi Shimbun como sua edição em inglês, que substituiu o antigo Asahi Evening News. Asahi também faz parceria com o People's Daily, que é o jornal oficial do Partido Comunista Chinês.
Um dos maiores e mais antigos jornais diários japoneses, o Asahi Shimbun iniciou publicação em Osaka em 25 de janeiro de 1879.
Os leitores do jornal estão maiormente nas áreas metropolitanas de Tóquio, Osaka e Nagoia. A partir de 2013, não havia nenhuma região em que o Asahi tivesse a maior participação de mercado, ainda assim, ela é lida massivamente em todo o país.[7]. O jornal possui colunas de opinião em que celebridades japonesas como Jiro Akakawa, Rika Kayama, Katsumoto Saotome, Seiichi Morimura e Ken Watanabe já publicaram artigos [8].
O jornal é um dos braços da empresa The Asahi Shimbun Company, uma das maiores corporações midiáticas do Japão. O conglomerado possui, além do jornal, canais de televisão, revistas e canais de rádio .
O jornal é um dos mais populares na internet. O tráfego do site o coloca como o segundo jornal mais acessado do país, após o Nihon Keizai Shimbun [9] [10].