Asteroide tipo G

Neste artigo exploraremos em profundidade o tema Asteroide tipo G, analisando suas origens, impacto na sociedade atual e possíveis perspectivas futuras. Asteroide tipo G é um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas, pois abrange aspectos que vão desde a história à tecnologia, passando pela cultura e o impacto no dia a dia das pessoas. Ao longo do artigo tentaremos oferecer uma visão completa e detalhada de Asteroide tipo G, com o objetivo de enriquecer o conhecimento de nossos leitores e gerar um espaço de reflexão sobre este fascinante tema.

O planeta anão Ceres, é o maior objeto do tipo G

Os Asteroides tipo G são um tipo relativamente raro de asteroide carbonáceo. O asteroide mais notável desta classe é o planeta anão Ceres.[1]

Características

Geralmente similar aos objetos do tipo C, mas contêm uma forte característica de absorção de ultravioleta abaixo de 0,5 μm. Uma característica de absorção de cerca de 0,7 μm podem também estar presentes, o que é indicativo de filossilicato minerais tais como argilas ou a mica.

Na classificação SMASS do tipo G corresponde aos tipos Cgh e Cg, dependendo da presença ou ausência (respectivamente) da característica de absorção a 0,7 μm. O tipo G, o tipo C e alguns tipos raros às vezes são reunidos em um amplo grupo C de asteroides carbonáceos.

Ver também

Referências