Augusta Guilhermina de Hesse-Darmestádio

Augusta Guilhermina
Augusta Guilhermina de Hesse-DarmestádioRetrato de 1790 por Johann Heinrich Schröder.
Duquesa Consorte de Zweibrücken
Reinado 1 de abril de 1795
a 30 de março de 1796
Predecessora Maria Amália da Saxônia
 
Nascimento 14 de abril de 1765
  Darmestádio, Hesse, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 30 de março de 1796 (30 anos)
  Rohrbach, Palatinado, Sacro Império Romano-Germânico
Sepultado em Igreja Municipal, Darmestádio, Alemanha
Nome completo Maria Augusta Guilhermina
Marido Maximiliano José, Duque de Zweibrücken
Descendência Luís I da Baviera
Augusta da Baviera
Amália da Baviera
Carolina Augusta da Baviera
Carlos Teodoro da Baviera
Casa Hesse-Darmestádio (nascimento)
Wittelsbach (casamento)
Pai Jorge Guilherme de Hesse-Darmestádio
Mãe Luísa de Leiningen
Religião Luteranismo

Augusta Guilhermina de Hesse-Darmestádio (Darmestádio, 14 de abril de 1765Rohrbach, 30 de março de 1796) foi esposa de Maximiliano José, Duque de Zweibrücken e mãe do rei Luís I da Baviera, de Augusta, Duquesa de Leuchtenberg e de Carolina Augusta, Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria.

Augusta Guilhermina era a quarta filha do príncipe Jorge Guilherme de Hesse-Darmestádio, o segundo filho do conde Luís VIII, e de sua esposa, a condessa Luísa de Leiningen.

Biografia

Em 30 de setembro de 1785, em Darmestádio, Augusta Guilhermina desposou Maximiliano, Conde de Zweibrücken, futuro rei Maximiliano I José da Baviera. Eles tiveram cinco filhos juntos.

Maximiliano foi um oficial no exército francês em Estrasburgo, mas o casal freqüentemente visitava Paris, onde Augusta Guilhermina conheceu a rainha Maria Antonieta, com quem mantinha correspondência.

Em 1789 com a Revolução Francesa ela e seu marido fugiram para a casa de seus pais em Darmestádio e nos próximos cinco anos eles viveram principalmente na cidade vizinha de Mannheim. Em dezembro de 1794 o exercito francês atacou Mannheim e Augusta acabou fugindo da cidade quando sua casa foi bombardeada pela artilharia francesa.

Augusta Guilhermina com seus filhos, Luís e Augusta

Morte

Em março de 1796, Augusta que sempre teve os pulmões delicados, acabou contraindo tuberculose e faleceu em Rohrbach aos trinta anos, um ano após ser nomeada Duquesa de Zweibrücken. Ela foi enterrada na Schlosskirche em Darmestádio.

Descendência

Ancestrais

Referências

  1. Genealogie ascendante jusqu'au quatrieme degre inclusivement de tous les Rois et Princes de maisons souveraines de l'Europe actuellement vivans (em francês). Bourdeaux: Frederic Guillaume Birnstiel. 1768. p. 70 

Bibliografia