Bacalhau à Brás

Este artigo analisa o impacto de Bacalhau à Brás na sociedade contemporânea. Bacalhau à Brás tem sido tema de interesse e debate há anos, pois sua influência se estende a diversos aspectos da vida cotidiana. Neste sentido, é importante compreender como Bacalhau à Brás mudou a forma como interagimos, pensamos e nos relacionamos com o mundo que nos rodeia. Através de uma análise detalhada, serão exploradas as diferentes facetas de Bacalhau à Brás, as suas implicações e consequências, bem como as possíveis perspectivas futuras que podem surgir da sua presença nas nossas vidas.

Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás (ou também Bacalhau à Braz) é um típico prato português de bacalhau. Sendo um dos pratos mais populares confeccionados com este peixe, consiste em bacalhau desfiado, batata palha, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. É muito consumido em Portugal e também em Macau. O excelente sabor depende da relação dos componentes da receita, principalmente a quantidade de cebola em relação ao bacalhau e o azeite usado para efetuar este prato.

A receita foi criada por um taberneiro do Bairro Alto, em Lisboa, de nome Brás (ou Braz, como era uso escrever nessa época).

A sua popularidade levou-o a atravessar a fronteira com a Espanha, sendo por vezes possível encontrá-lo também em ementas espanholas sob designações como "revuelto de bacalao a la portuguesa" ou "bacalao dorado".

Referências

Ver também

O Wikilivro Livro de receitas tem uma página intitulada Bacalhau à Braz

Ligações externas