Bairro Azul

O tema Bairro Azul é um tema que esteve presente ao longo da história da humanidade. Desde a antiguidade, Bairro Azul tem sido fonte de estudo, discussão e reflexão. A sua importância transcende barreiras culturais, geracionais e geográficas, abrangendo aspectos tão diversos como filosofia, ciência, política, arte e vida quotidiana. Ao longo dos séculos, Bairro Azul foi sujeito a múltiplas interpretações e adquiriu diferentes significados dependendo do contexto em que se enquadra. Neste artigo vamos nos aprofundar no fascinante universo de Bairro Azul, explorando suas diversas facetas e sua relevância na atualidade.

Bairro Azul 
bairro em Lisboa, Portugal
Instância dezona de cidade,
bairro,
património cultural
Localização São Sebastião da Pedreira, Avenidas Novas, Lisboa, Distrito de Lisboa, Portugal
Localizado no endereço
Designação do património
  • Conjunto de Interesse Municipal (2009–)
Mapa
Edit infobox data on Wikidata
Bairro Azul (en); Bairro Azul (pt) cultural heritage monument in Lisboa, Portugal (en); établissement humain au Portugal (fr); bairro em Lisboa, Portugal (pt)

O Bairro Azul é um bairro de Lisboa, edificado na década de 1930. Pertence à freguesia de Avenidas Novas (antiga freguesia de São Sebastião da Pedreira).

Nele situa-se a Mesquita Central de Lisboa, a Escola E.B. 2,3 Marquesa de Alorna, o hospital SAMS, entre outros importantes edifícios.

O Bairro Azul foi o primeiro a ser classificado como conjunto urbano de interesse municipal.[1]

Referências