Hoje, Bariogénese é um problema muito relevante que afeta um grande número de pessoas ao redor do mundo. Com o aumento da globalização e da interligação, Bariogénese tornou-se um tema de interesse geral que não deixa ninguém indiferente. Desde o seu impacto na sociedade até às suas consequências a nível pessoal, Bariogénese gerou um amplo debate e despertou o interesse tanto de especialistas como de cidadãos. Neste artigo, examinaremos diferentes aspectos de Bariogénese e exploraremos suas implicações em diferentes contextos.
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Outubro de 2009) |
Em Cosmologia, a bariogénese é o termo genérico usado para designar os processos físicos hipotéticos que produziram uma assimetria entre bariões e antibariões no início do Universo, resultando na produção de quantidades substanciais de matéria residual do qual é composto o universo do tempo actual.
As teorias de bariogénese — das quais se destacam a bariogénese electrofraca e a bariogénese GUT — empregam sub-disciplinas da Física, tais como a teoria quântica de campo e física estatística, para descrever os possíveis mecanismos de bariogénese. A diferença fundamental entre as teorias de bariogénse é a descrição das interacções entre partículas fundamentais.
O passo a seguir à bariogénese é uma melhor compreensão da nucleossíntese do Big Bang, durante a qual se formaram os primeiros núcleos atómicos leves.