Bloqueio Brasileiro da Prata

Hoje vamos falar sobre Bloqueio Brasileiro da Prata. Este tema é de extrema importância na sociedade atual, pois impacta diversos aspectos do cotidiano. É necessário compreender completamente Bloqueio Brasileiro da Prata para entender melhor como ela influencia nosso ambiente, nossas decisões e nossos relacionamentos interpessoais. Ao longo deste artigo exploraremos os diferentes aspectos de Bloqueio Brasileiro da Prata, desde sua origem até suas implicações atuais, com o objetivo de fornecer uma visão completa e gerar um debate construtivo sobre este tema.

Bloqueio do Rio da Prata
Guerra do Prata
Campanha do Uruguai
Data 1851
Local Rio da Prata
Desfecho Vitória decisiva brasileira e uruguaia.
Beligerantes
Império do Brasil
Uruguai Uruguai
Blancos
Confederação Argentina
Comandantes
John Pascoe Grenfell
Uruguai John Halstead Coe
Manuel Oribe

O Bloqueio Brasileiro da Prata foi um acontecimento durante a Campanha do Uruguai da Guerra do Prata onde a armada imperial brasileira impediu a fuga do uruguaio Manuel Oribe, líder dos Blancos, para a Argentina e com isto, o aprisionando em solo uruguaio. O bloqueio foi liderado pelo almirante anglo-brasileiro, John Pascoe Grenfell com apoio de alguns navios do americano John Halstead Coe, que estava a serviço do Uruguai.

Após o sucesso brasileiro no bloqueio, Urquiza sugeriu a Grenfell matar os prisioneiros de guerra, mas o almirante anglo-brasileiro recusou a machucá-los. Consequentemente, os soldados argentinos no exército de Oribe foram incorporados ao exército de Urquiza e os uruguaios, ao de Eugenio Garzón.

Bibliografia

  • Barroso, Gustavo. Guerra do Rosas: 1851-1852. Fortaleza: SECULT, 2000.