Bomba injetora

Aspeto mover para a barra lateral ocultar Bomba injetora

Injetor do tipo rotativo.

Tipo turbo-diesel (en)
marca
Concepção
País de origem Eslováquia

Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema, utilizado inicialmente em motores estacionários Rover, é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes máquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóveis Volkswagen TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo Bosch.

Funcionamento

Bomba injetora para motores diesel, refere-se a um sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível evitando assim grandes ajustes nos pequenos pistões. O sistema é dimensionado para fornecer alta pressão (hoje chega-se a mais de 2000 Bar) na agulha do bico (Firad) e assim vencer a contrapressão do ar no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o êmbolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, são as molas que pressionam as válvulas fechadas que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, retido no bico injetor; este entra atomizado na câmara de combustão e reage com o oxigênio comprimido.

Vantagens:

Desvantagens:

Bomba Injetora pode ser bomba injetora em linha, ou bomba injetora rotativa:

injetor em linha. Esquema de um motor a diesel de 1903.

Ver também

Referências

  1. «Technology – TDI – Super-efficient diesel engines for power with economy». Volkswagen.co.uk. Volkswagen UK. 2010. Consultado em 4 de março de 2010 
  2. «Volkswagen AG – TDI Technical Glossary». Volkswagen.com. Volkswagen AG. Consultado em 5 de novembro de 2009 

Ligações externas