Botânica em Portugal

No artigo de hoje vamos mergulhar no fascinante mundo de Botânica em Portugal e descobrir tudo o que este tema tem para nos oferecer. Desde suas origens até suas mais novas aplicações, mergulharemos em uma análise detalhada que nos permitirá compreender a importância e relevância de Botânica em Portugal hoje. Conheceremos o seu impacto em diferentes áreas, bem como as opiniões de especialistas da área que nos ajudarão a compreender melhor a sua influência. Prepare-se para explorar um universo de possibilidades e enriquecer seu conhecimento sobre Botânica em Portugal. Não o perca!

Em 2010 foi criada a primeira lista de todas as plantas vasculares - autóctones, endémicas e introduzidas - e que inclui todo o território Português.

O inventário indica o total de 3995 espécies.

Foram listadas no Continente 3314 espécies, 1006 no arquipélago dos Açores e 1233 na Madeira. É esta região que alberga o maior número de endemismos (espécie que não existe em mais nenhum lugar), com 157. Nos Açores esse número chega aos 78 e no Continente aos 150.

E se existem espécies “comprovadamente extintas por território” – nomeadamente três endemismos na Madeira e um nos Açores - e outras de que não se conhece o paradeiro há cem anos, também é verdade que nas últimas décadas a galeria de plantas de Portugal tem sido aumentada por espécies exóticas.

De acordo com esta lista, existem 412 espécies introduzidas no Continente, 710 nos Açores e 435 na Madeira.

Ligações externas