No mundo de hoje, Cílice tornou-se um tema de grande importância e interesse para pessoas de diferentes origens e culturas. Desde o seu surgimento, Cílice chamou a atenção de inúmeros especialistas e entusiastas, que dedicaram tempo e esforço para explorar as suas diferentes facetas e ramificações. Neste artigo, mergulharemos no fascinante mundo de Cílice, explorando suas origens, evolução e seu impacto na sociedade moderna. Nas linhas a seguir, analisaremos sua relevância em diversos contextos e sua influência no cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Prepare-se para mergulhar no emocionante estudo de Cílice!
Cílice[1] ou Cílix[2] (em grego: κύλιξ; pl. κύλικες) é uma copa usada para se beber vinho na Grécia Antiga, com um corpo relativamente raso, com um pé e duas asas dispostas simetricamente.
O círculo quase plano na parte interior da copa, chamado de tondo, foi uma das principais superfícies para pintura negra ou vermelha dos séculos VI e V a.C.Como as cenas inicialmente estavam cobertas pelo vinho, somente se revelavam por etapas, quando este era consumido. Foram desenhadas com este objetivo, de surpreender ao bebedor à medida que era descoberta.