No artigo de hoje vamos falar sobre Códice magliabechiano, um tema que ganhou grande relevância nos últimos anos e interessa a um grande número de pessoas. Códice magliabechiano é um tema que tem gerado debate e tem sido objeto de estudo e pesquisa, pois seu impacto abrange diversas áreas da sociedade. Desde a sua origem até à sua evolução, Códice magliabechiano tem captado a atenção de especialistas e fãs, que procuram compreender a sua complexidade e a sua influência no nosso quotidiano. Ao longo deste artigo iremos explorar os aspectos mais relevantes de Códice magliabechiano, bem como a sua importância em diversas áreas da vida moderna. Junte-se a nós e descubra tudo o que você precisa saber sobre Códice magliabechiano!
O códice magliabechiano é um códice asteca pictorial, criado em meados do século XVI, no início do período colonial espanhol. É representativo de um conjunto de códices colectivamente denominados por grupo magliabechiano. Outros códices deste grupo incluem o códice Tudela e o códice Ixtlilxochitl.
Trata-se de um documento sobretudo religioso. As suas 92 páginas são quase um glossário de elementos cosmológicos e religiosos. Ilustram também os 20 nomes dos dias do tonalpohualli, os dezoito festivais mensais, e o ciclo de 52 anos. Mostram também várias deidades, rituais e vestes religiosos, e crenças cosmológicas.
Está baseado num códice mais antigo desconhecido, que se pensa ter sido o protótipo do grupo magliabechiano. Nomeado após Antonio Magliabechi, um coleccionador de manuscritos italiano do século XVII e encontra-se presentemente na Biblioteca Nazionale Centrale, Florença, Itália.
Foi criado em papel europeu, com desenhos e texto espanhol em ambos lados de cada página. Algumas das imagens são incluídas abaixo.
SVG
Páginas de icons
Icons
Outras imagens
|autor=
at position 1 (ajuda)