Hoje, Campeonato Panamenho de Futebol é um tema de grande relevância e interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. Desde a antiguidade, Campeonato Panamenho de Futebol tem sido objeto de estudo, debate e reflexão, e o seu impacto abrange vários aspetos da vida quotidiana. Atualmente, a importância de Campeonato Panamenho de Futebol tem sido reforçada pelo surgimento de novas tecnologias, que abriram novas perspectivas de análise e compreensão sobre este tema. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos de Campeonato Panamenho de Futebol, desde a sua origem até à sua relevância hoje, passando pelas suas implicações em diferentes áreas da vida social, cultural, económica e política.
A Liga Panameña de Fútbol (pt: Liga Panamenha de Futebol), até o início de 2009 conhecida como ANAPROF, e oficialmente, por motivos de patrocinio, Liga Cable Onda LPF, é a divisão de elite do futebol do Panamá. O campeonato se divide nas fases de Apertura e Clausura, nas quais participam dez equipes e cada uma delas coroa um campeão nacional. Neste torneio competem clubes de todo o país, da Provincia de Panamá, Colón e também do interior do país como Chiriquí, Veraguas. Está sob a direção da Federação Panamenha de Futebol e é inteiramente gerida pela Prodena (Proyectos Deportivos Nacionales).
El Superclásico Nacional, disputado entre o Tauro e o Plaza Amador, equipes mais populares do país, sendo a primeira partida pela liga aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1988.[1]
El clásico del pueblo, entre Chorrillo e o Plaza Amador, partida realizada entre dois clubes populares e de bairros próximos da capital do Panamá.