Lupulella adustus

O chacal-listrado (Lupulella adustus) é uma espécie de chacal existente na África.

Chacal-listrado

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Lupulella
Espécie: L. adustus
Nome binomial
Lupulella adustus
Sundevall, 1847

Área Geográfica

O Lupulella adustus é normalmente encontrado na África tropical beirando 15° norte até 23° sul de latitude, habitando as florestas úmidas no leste, oeste e centro da África.

Habitat

Os Lupolella adustus são muito comuns em habitat úmidos, habitando uma vasta região incluindo as florestas úmidas, savanas e matagais, pântanos, sertões, pastagens e também áreas montanhosas até 2 700 metros de altitude. Eles também são encontrados muitas vezes em áreas de cultivo e também cruzando as principais rodovias em muitas ocasiões.

Descrição Física

O Lupolella adustus é facilmente distinguido dos outros chacais. Sua coloração é ligeiramente mais uniforme e tem orelhas e pernas menores. Normalmente com a coloração de cinza claro beirando castanho-claro e se distinguem por ter uma ponta branca no rabo preto. Esses chacais normalmente têm listra branca do cotovelo ao lado dos quadris e listras pretas que nem sempre são visíveis. Essas espécies de chacal tendem a ser mais fortes. É sexualmente dimórfica em tamanho, machos são um pouco maiores que as fêmeas. Machos têm em torno de 7,7 a 12 kg. É difícil que fêmeas pesem mais de 10 kg.

Reprodução

1 a 6

57 a 70 dias

56 a 70 dias, normalmente 47 dias

Macho: 274 dias (média) Fêmea: 274 dias (média)

Os Lupolella adustus estão entre as poucas espécies de mamíferos que são monogâmicas, ou seja, que tem apenas um parceiro durante toda a vida.

Comportamento

O Lupolella adustus é estritamente noturno, tendo mais atividade na noite logo após o pôr do sol. Eles tendem a viver sós ou em pares, mas já foram encontrados grupos tendo em torno de 6 membros. Grupos de 8 a 12 foram relatados, mas são extremamente raros. Esses chacais tendem a procurar por comida para si próprios ou para seus pares. Áreas com abundancia de comida estimulam a formação de grupos.

Grupos de chacais são territoriais e são conhecidos por marcar e defender as fronteiras do seu território.

Chacais são criaturas muito vocais. Berros são feitos quando a família está reunida e são específicos para cada uma. Quando ameaçados, estes chacais fazer gritos altos vocalizados. Quando muito feridos, a vocalização muda de gritos para pequenos coaxos, semelhante a sapos, chacais-prateados se distinguindo de outros tipos de chacais por terem uma vocalização parecida com o de uma coruja enquanto os outros têm um "uivo" de vocalização.

Hábitos alimentares

Os Lupolella adustus são os chacais mais onívoros, catadores dentre todos os tipos de chacais. Sua dieta varia de área a área: são, geralmente, conhecidos por se alimentarem principalmente de insetos, frutas, pequenos vertebrados, carniça e material vegetal. Eles pegam vários insetos, ratos e pássaros, fazendo um ataque rápido, mas preferem se alimentar dos restos das presas de outros predadores.

Referências

  1. «chacal - Britannica Escola Online». escola.britannica.com.br. Consultado em 20 de novembro de 2016 
  2. COTRIM, TERESA (11 de maio de 2011). Moçambique. : Leya. ISBN 9892311728 
  3. Alvares, Francisco; Bogdanowicz, Wieslaw; Campbell, Liz A.D.; Godinho, Rachel; Hatlauf, Jennifer; Jhala, Yadvendradev V.; Kitchener, Andrew C.; Koepfli, Klaus-Peter; Krofel, Miha; Moehlman, Patricia D.; Senn, Helen; Sillero-Zubiri, Claudio; Viranta, Suvi; Werhahn, Geraldine (2019). "Old World Canis spp. with taxonomic ambiguity: Workshop conclusions and recommendations. CIBIO. Vairão, Portugal, 28th - 30th May 2019" (PDF). IUCN/SSC Canid Specialist Group.
  4. Canids of the world : wolves, wild dogs, foxes, jackals, coyotes, and their relatives. ISBN 978-0-691-18541-5. OCLC 1043555560. Consultado em 9 de fevereiro de 2021 
  5. «Explore the Database». www.mammaldiversity.org. Consultado em 9 de fevereiro de 2021  A referência emprega parâmetros obsoletos |fechaacceso= (ajuda)
  6. «Canis adustus (side-striped jackal)». Animal Diversity Web. Consultado em 20 de novembro de 2016