Capitão de fragata

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Capitão de fragata. Desde a sua origem até à sua evolução ao longo do tempo, aprofundaremos o seu significado, a sua importância e o seu impacto na sociedade atual. Analisaremos as suas diferentes facetas, desde a sua relevância no campo científico até à sua influência na cultura popular. Através de uma abordagem multidisciplinar, iremos destacar as diversas perspectivas que existem em torno de Capitão de fragata, oferecendo uma visão abrangente e enriquecedora. Assim, descobriremos como Capitão de fragata marcou um marco na história e continua sendo um tema de estudo e debate até hoje.

Capitão de fragata (pré-AO 1990: capitão-de-fragata) é a designação do segundo posto de oficial superior nas forças navais de vários países - entre os quais, Portugal e Brasil - sendo equivalente ao posto de tenente-coronel no exército e força aérea.

Na Marinha Portuguesa, o posto foi introduzido em 1782, ocupando o lugar até aí ocupado pelo posto de capitão-tenente. O posto de capitão-tenente deixou, então, de equivaler a tenente-coronel, passando a equivaler, apenas a major. A designação da patente refere-se ao facto de, em teoria, o capitão de fragata ser responsável pelo comando de uma fragata.

Nos países de língua inglesa, a patente naval correspondente é designada "commander" (literalmente "comandante").

Insígnias e distintivos de capitão de fragata

Ver também

Referências