Cardiognose

Neste artigo, mergulharemos no fascinante mundo de Cardiognose, explorando suas origens, impacto e relevância hoje. Desde o seu surgimento até à sua influência em diversas esferas da sociedade, Cardiognose desempenhou um papel fundamental na formação do nosso mundo. Ao longo desta análise detalhada, examinaremos os seus aspectos mais relevantes, bem como as controvérsias e debates que tem suscitado ao longo do tempo. Do seu impacto na cultura popular à sua influência na política e na economia, Cardiognose posicionou-se como um tema de incontornável interesse no discurso contemporâneo. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e reflexão sobre Cardiognose, para compreender melhor a sua importância e significado na nossa sociedade.

Na teologia cristã a Cardiognose (literalmente conhecimento do coração) é um carisma especial que Deus confere a alguns santos. No ascetismo cristão, o termo Cardiognose também indica os métodos ascéticos e técnicas de meditação que têm o objectivo de alcançar um estado interior de experiência mistica e eventualmente o carisma da Cardiognose

Generalidade sobre a Cardiognose

A Cardiognose como dono sobrenatural

Cardiognosis significa que o conhecimento do coração em sentido metafísico. O termo é encontrado duas vezes no NT, ambas as vezes em Atos, e não aparece na LXX. 1: 24

καὶ προσευξάμενοι εἶπαν, Σὺ κύριε, καρδιογνῶστα πάντων, ἀνάδειξον ὃν ἐξελέξω ἐκ τούτων τῶν δύο ἕνα. 15: 8 καὶ ὁ καρδιογνώστης θεὸς ἐμαρτύρησεν αὐτοῖς δοὺς τὸ πνεῦμα τὸ ἅγιον καθὼς καὶ ἡμῖν.

Igualmente relevante é Provérbios (27, 19):

quomodo no acervo prospicientium vultus resplandecente, sic corda hominum manifes sunt prudentibus.

O dom sobrenatural de Cardiognosis leva o santo, que a recebeu, a estabelecer em seu coração um diálogo interno e um conhecimento íntimo de Deus. Esta experiência mística é muitas vezes descrito por santos cristãos como o que percebe da Luz Interior de Cristo.

A Cardiognose como método ascético

O prazo de Cardiognosis também é usado para indicar os métodos ascéticos e meditações que levam ao conhecimento do coração. Na Bíblia, o dom da Cardiognosis é indicado no discurso da Montanha (Mateus, 5: 8) "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus".

Na tradição hesicasta, Cardiognosis é tratada na maioria dos textos da Filocalia (gr. Φιλοκάλειν To Love the Beautiful) como uma oração contínua a Deus. A mesma experiência está descrita em outra, muito mais curto, conhecido livro chamado O Caminho de um Peregrino, na qual um viajante russo aprende a rezar continuamente repetindo o nome de Jesus.

História da Cardiognose

Origem da Cardiognose

A Cardiognose na época contemporanea

A prática de Cardiognosis foi revivida por Tommaso Palamidessi. Soldadura a tradição hesicasta ea teologia cristã com as técnicas orientais de meditação, yoga, Tommaso Palamidessi desenvolveu uma nova prática de Cardiognosis. Esta técnica de meditação está profundamente tratada em seu ensaio A Ascese Mística e Meditação do Coração. De acordo com os ensinamentos archeosophical, cardiognosis é um método que irá estabelecer a inteligência do experimentador iluminado pela Inteligência de Cristo no coração. Esta técnica, de acordo com Palamidessi, vai trazer para experimentar a visão da Luz Interior e constitui uma forma suave e livre de perigo para o despertar da kundalini.

Referências

  • Adolphe Tanquerey, The Spiritual life: A Treatise On Ascetical And Mystical Theology, Paperback, 2001
  • Tommaso Palamidessi, The Mystical Ascesis and Meditation on the Heart, ed. Archeosofica, 1971
  • Di Agresti,Guglielmo M. Santa Caterina de' Ricci. Epistolario I (1542-1554), Coll. Collana ricciana 1973
  • John of the Cross. Subida del Monte Carmelo. http://www.ewtn.com/library/SPANISH/SUBIDA.TXT