O tópico Careware tem gerado interesse e debate ao longo do tempo. Desde suas origens, Careware chamou a atenção de acadêmicos, especialistas e amadores. No artigo seguinte exploraremos detalhadamente os aspectos mais relevantes da Careware, abordando a sua importância, evolução e impacto em diferentes áreas. Através de uma análise exaustiva, procuraremos fornecer uma visão abrangente de Careware, com a intenção de lançar luz sobre o seu impacto na sociedade contemporânea. Sem dúvida, Careware é um tema que merece ser investigado a fundo e, através deste artigo, pretendemos fazer exatamente isso.
Careware (ou charityware, charityware, helpware, goodware) é uma forma de distribuição de programas para computador que prevê, em reciprocidade ao uso do programa, uma contrapartida em forma de caridade por parte do usuário.
Em geral programas careware são distribuídos gratuitamente, ficando a critério do usuário o valor a ser oferecido para caridade. Alguns programas, preferem indicar uma entidade específica para o recebimento das doações.
O editor Vim, por exemplo, exibe um pedido de seu autor, Bram Moolenaar, para que o usuário faça uma doação para o International Child Care Fund da Holanda, para ajudar vítimas da AIDS em Uganda[1].
Paul Lutus, criador do Arachnophilia, introduziu um sistema ligeiramente diferente de careware, que não envolve troca monetária. Em lugar disso, ele sugere ao usuário que "pare de reclamar e faça do mundo um lugar melhor"[2]