Carnal Knowledge

No mundo atual, Carnal Knowledge é um tema que gera grande interesse e debate na sociedade. Ao longo da história, Carnal Knowledge tem sido alvo de estudo e análise por especialistas de diversas áreas, que procuram compreender o seu impacto e abrangência em vários aspectos da vida quotidiana. Desde as suas origens até ao presente, Carnal Knowledge evoluiu e adaptou-se às mudanças e desafios apresentados pelo mundo contemporâneo. Neste artigo exploraremos a importância de Carnal Knowledge e sua influência na sociedade atual, bem como os diferentes pontos de vista que existem em torno deste tema.

Carnal Knowledge
No Brasil Ânsia de Amar
Em Portugal Iniciação Carnal
 Estados Unidos
1971 •  cor •  92 min 
Género drama
Direção Mike Nichols
Roteiro Jules Feiffer
Elenco Jack Nicholson, Candice Bergen, Art Garfunkel
Idioma inglês

Carnal Knowledge (bra: Ânsia de Amar[1]; prt: Iniciação Carnal[2])é um filme americano de 1971, um drama dirigido por Mike Nichols com roteiro de Jules Feiffer. O filme causou polêmica na década de 1970, pela sua linguagem obscena, cenas de nudez e sexo. Tem como curiosidade a boa performance como ator do músico Art Garfunkel, que já havia trabalhado com o diretor em seu anterior e mais conhecido filme, The Graduate, de 1967. Naquela ocasião, Garfunkel, ao lado de seu parceiro Paul Simon, haviam juntos composto a trilha (banda) sonora do filme.

Elenco

Sinopse

O filme começa mostrando a amizade de dois colegiais dos anos 40, o inteligente e sensível Sandy e o atlético e rude Jonathan. Com ambos ainda virgens, seu assunto preferido naturalmente são as mulheres, contando seus sentimentos, expectativas e experiências todas, um para o outro.

Quando os dois encontram a bonita e também inteligente Susan, Sandy resolve chamá-la para sair e o casal logo inicia o namoro. Jonathan também se interessara por Susan, mas resolve deixá-la para o amigo. Sandy começa a querer que o namoro avançe nas carícias e Susan acaba cedendo, embora pareça que goste mais de conversar com ele do que outra coisa. Sandy conta para Jonathan, que fica obcecado e resolve tentar marcar um encontro clandestino com Susan. Ainda mais depois que Sandy lhe contara que Susan o achara sexy.

Susan aceita se encontrar com Jonathan, e os dois logo vão com sua atração até o fim. Jonathan conta a Sandy que conseguira levar uma garota para a cama. Sandy não quer ficar para trás e pede isto para Susan. Susan não tem coragem de contar para Sandy que se tornara amante do seu amigo, e acaba indo para a cama com ele também. Jonathan fica sabendo e se desespera pois se apaixonara por Susan. Ele quer que ela conte para Sandy, mas Susan tem pena do rapaz e se nega. Também não quer que Jonathan o faça, então ele não vê outra opção senão terminar o caso.

Anos depois, Sandy e Jonathan já estão adultos e continuam a conversar entre si sobre seus relacionamentos. Mas o tom das conversas é outro, agora transparecendo frustrações, casos mal resolvidos e infelicidades.

Problemas legais

As mudanças na moral da sociedade estadunidense nas décadas de 1960 e 1970 e a receptividade geral do público à discussão franca das questões sexuais estavam, por vezes, em desacordo com os padrões das comunidades locais. Um teatro em Albany (Geórgia), exibiu o filme. Em 13 de janeiro de 1972 a polícia local agiu sob um mandado de busca no teatro e apreendeu o filme. Em março de 1972, o gerente do teatro, Jenkins, foi condenado pelo crime de "distribuir material obsceno". Sua condenação foi confirmada pela Suprema Corte da Geórgia. Em 24 de junho de 1974, a Suprema Corte dos Estados Unidos concluiu que o Estado da Geórgia havia ido longe demais ao classificar material como obsceno em vista de sua decisão anterior em Miller v. California, 413 US 15 (1973) e anulou a condenação [3] em Jenkins v. Georgia, 418 US 153 (1974).

Referências

Ligações externas