Casula

Hoje, Casula continua sendo um tema de grande relevância e interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. O impacto de Casula pode ser sentido em múltiplos aspectos da vida quotidiana, desde a sua influência na cultura popular até à sua importância em áreas mais específicas como a tecnologia ou o ambiente. À medida que nos aprofundamos no mundo de Casula, percebemos a amplitude e complexidade do seu âmbito, bem como a diversidade de abordagens e opiniões que existem sobre o assunto. Neste artigo, exploraremos diferentes facetas de Casula e sua relevância na sociedade atual, com a intenção de lançar luz sobre este tema emocionante e multifacetado.

Sacerdote trajando uma Casula Dourada durante a leitura da Epístola em uma Missa Tridentina.

A casula é uma veste litúrgica, tradicionalmente era confeccionada em seda ou damasco. O sacerdote veste a casula sobre a alva e a estola, para a celebração da missa. As cores desse paramento variam conforme o período do rito litúrgico em que a missa é celebrada. Nas igrejas seguidoras do Rito Oriental a veste correspondente é o felônio.

A casula pode ter algumas variações em seu formato, sendo as mais geralmente usadas a casula romana e a casula gótica. A casula romana se assemelha a um colete, ornada com bordados e brocados dourados, seus motivos são variados, podendo mudar de acordo com a região ou o próprio gosto pessoal do usuário. É mais usada por padres adeptos do Rito Tridentino e pelos sacerdotes do Ordinariato do New Liturgical Movement, que se destaca com um toque tradicional no Rito Moderno de Paulo VI.

A casula gótica tem uma forma de "planeta", é arredondada e cobre o corpo inteiro do sacerdote, sendo ornada com galão ou bordados, que representam várias imagens convenientes ao Mistério Litúrgico. É a mais comum de se encontrar em sacerdotes atualmente por seu simbolismo, que eleva o sacerdote do mundo terreno para o espiritual.

As cores da casula variam de acordo com o período litúrgico: verde para o Tempo Comum, branca para o Tempo de Páscoa e para o Ciclo do Natal, roxo para a Quaresma, vermelho para o Tríduo Pascal, azul nas celebrações do Calendário Mariano, rósea para Terceiro Domingo do Advento (gaudete) e para o Quarto Domingo da Quaresma (laetare) e preta para o Dia de Finados ou missas de corpo presente.

Ver também

Referências

  1. «New Liturgical Movement». Consultado em 28 de junho de 2022 
  2. «MISSAL ROMANO». www.clerus.org. Consultado em 29 de junho de 2022 

Ligações externas

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Casula
  • Diocese de Colatina-ES