Centro Espacial Satish Dhawan

O artigo a seguir abordará o tema Centro Espacial Satish Dhawan, que se tornou muito relevante nos últimos anos. Centro Espacial Satish Dhawan é um tema que tem despertado o interesse de especialistas e do público em geral, devido ao seu impacto em diversas áreas da sociedade. Ao longo deste artigo serão explorados diferentes aspectos relacionados a Centro Espacial Satish Dhawan, desde sua origem até sua evolução hoje. Além disso, serão analisadas as implicações que Centro Espacial Satish Dhawan tem em vários setores, bem como possíveis soluções e perspetivas futuras. Sem dúvida, Centro Espacial Satish Dhawan é um tema que merece ser estudado e compreendido em profundidade, razão pela qual este artigo procura contribuir para o debate e reflexão em torno desta importante questão.

Centro Espacial de Satish Dhawan
Nome local
(te) సతీష్ ధావన్ స్పేస్ సెంటర్
Geografia
País
Estado
Distrito
Tirupati district (en)
Ilha
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
História
Fundação
Identificadores
Website
Mapa

O Centro Espacial de Satish Dhawan (em inglês Satish Dhawan Space Centre, ou SDSC)[1]é o Centro de Lançamento da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

Ele está localizado em Sriharikota, em Andhra Pradesh, na Índia. O mesmo está localizado a 80 km ao norte de Chennai, no sul da Índia.

História

Ele foi originalmente denominado de Sriharikota Launching Range. Mas após a morte do ex-dirigente da ISRO, Satish Dhawan, em 2002, o centro espacial foi renomeado em sua homenagem. Durante essas mudanças manteve a sigla SHAR.

O centro tornou-se operacional em 01 de outubro de 1971, quando lançou o foguete de pesquisa RH-125. Em 10 de agosto de 1979, a primeira tentativa de lançamento para a órbita do satélite, Rohini 1A, mas devido a uma falha no lançamento a operação não foi bem sucedida. Em 19 de agosto de 1979, o lançamento foi repetido com o satélite Rohini 1B, desta vez o lançamento foi realizado com sucesso.

Atualmente, existem duas plataformas de lançamento. Em 22 de outubro de 2008, foi lançado o Chandrayaan-1.

Veja também

Referências