Cephalorhyncha

Neste artigo, convidamos você a explorar o fascinante mundo de Cephalorhyncha. Quer você seja um amador ou um especialista no assunto, certamente encontrará informações valiosas e divertidas que lhe permitirão se aprofundar neste emocionante tema. Desde as suas origens até às suas aplicações mais atuais, Cephalorhyncha oferece um vasto leque de aspectos de interesse que sem dúvida despertarão a sua curiosidade. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta enquanto exploramos os aspectos mais relevantes e surpreendentes de Cephalorhyncha. Prepare-se para ampliar seus conhecimentos e desfrutar de um passeio que sem dúvida despertará seu interesse por este apaixonante tema!

Cephalorhyncha é um grupo de invertebrados dulcícola pseudocelomáticos marinhos consistindo a árvore do filo Kinorhyncha, Priapulida, Nematomorpha e Loricifera. Esse membros possuem algumas características comum como fase larval parasita, e vida adulta livre.

Possuem corpo extremamente longo e fino, com uma média de 20cm e diâmetro de 1 a 2mm, simétrico e não segmentado. A cabeça é ligeiramente clara. A fase adulta é de curta duração e voltada para a reprodução. O tubo digestivo do adulto degenera e o animal passa a não se alimentar. Se movimentam através de movimentos ondulatórios e percorrem o corpo no plano dorsoventral. São mais móveis do que as espécies de água doce ou semiterrestres. Podem ser localizados em praias e água costeiras. São gonocóricos e com dimorfismo sexual, sendo as fêmeas geralmente mais compridas que os machos.

Fase larval

É a fase dominante do ciclo de vida, são parasitas de moluscos e crustáceos, chegando a causar atrofia das gônadas e conseqüente castração do hospedeiro. Os paguros são os mais freqüentemente infestados nos crustáceos que hospedam Nectonema. Os Nematomorpha têm sido observados em todos os tipos de ambientes aquáticos e semiterrestres, e em todas as latitudes e altitudes. No Brasil, registra-se, entre as espécies marinhas, a ocorrência de Nectonema agile.

Ver também