Dentista

Um médico-cirurgião-dentista e seu assistente realizando uma cirurgia em um paciente.

Dentista, cirurgião-dentista, médico dentista, médico-orofacial ou odontologista é um profissional da saúde especializado em odontologia, responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático e estruturas anexas. A atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.

Visitas ao médico-cirurgião-dentista variam de acordo com as diversas especialidades da medicina estomatognática ou orofacial ou dentária, podendo ser realizadas intervenções para tratar doenças dentárias, doenças orais, doenças do aparelho estomatognático, doenças da face e também da região da cabeça e do pescoço, além de revisão da higiene bucal e integridade dos dentes, incluindo limpeza e profilaxia. Devem ser repetidas a cada seis meses, com o objetivo de manter os dentes em um estado adequado e evitar que se desenvolvam problemas bucais. Porém, a frequência ideal das visitas ao dentista vai sempre variar de acordo com cada caso, não se podendo assegurar que a frequência de visitas a cada seis meses seja o suficiente para garantir a saúde oral de pacientes que tenham, por exemplo, problemas como a periodontite.

A odontologia, avança largamente em suas tecnologias e inovações, intitulando-se como uma profissão de extremo prestígio social e relevância científica, haja vista as suas diversas contribuições à saúde, tais como a invenção da anestesiologia.

Portugal

O Médico Dentista é o profissional da saúde português responsável por estudar, diagnosticar, tratar e prevenir todas as patologias do sistema estomatognático. A sua prática clínica pode dividir-se pelas subespecialidades da medicina: Medicina Endodôntica, Medicina Prostodôntica, Medicina Periodôntica, Medicina Oral, Medicina Dentística, Cirurgia (Cirurgia Oral e Cirurgia Ortognática), Patologia Oral e Maxilofacial, Imagiologia e Radiologia Oral e Maxilofacial; Medicina Odontopediátrica, Medicina Dentária Hospitalar, Medicina Dentária Desportiva, Medicina Dentária Geriátrica, Medicina Dentária Forense, Medicina Dentária Ocupacional, Fisiatria Orofacial, Anestesiologia Oral e Maxilofacial, Implantologia Orofacial, Harmonização Orofacial, Ortopedia Orofacial, Medicina Ortodôntica e Saúde Pública Oral.

Para obter o título profissional de Médico Dentista concedido pela Ordem dos Médicos Dentistas, é necessário obter cumulativamente os títulos académicos do 1º Ciclo de Estudos Superiores (Licenciatura) em Ciências Básicas da Saúde Oral e do 2º Ciclo de Estudos Superiores (Mestrado) em Medicina Dentária

Subespecialidades

Em Portugal, as especialidades reconhecidas actualmente, no seio da Ordem dos Médicos Dentistas, são:

Brasil

O cirurgião-dentista, possui todas as prerrogativas médicas de atuação, podendo intervir cirurgicamente nos seus pacientes, solicitar internação, prescrever qualquer medicamento que lhe seja cabível, emitir atestados e solicitar qualquer tipo de exame complementar (sanguíneo, de imagem, provas de função, etc).

É importante também ressaltar que a legitimidade de prescrição médica dos cirurgiões dentistas é ampla aonde o mesmo está respaldado por diversas leis federais (5081/66, 9965/00, etc), aonde é evidente que o profissional poderá prescrever qualquer medicamento que seja cabível no tratamento, uma vez que a responsabilidade de prescrição é do prescritor que examinou o paciente e que fez o diagnóstico nosológico (ato restrito e exclusivo a profissionais da área médica (médicos, cirurgiões dentistas e/ou médicos odontologistas, médicos veterinários).

Até o século XIX, a prática da odontologia era efetuada por cirurgiões e barbeiros, quando físicos e médicos europeus começaram a exercer a profissão no Brasil. As atividades resumiam-se à extração dos dentes sem anestesia (não havia sido inventada), curativo de fístulas dentárias, tratamento de cáries com aplicação de remédios tópicos. Contudo, ainda no século XVIII dentes extraídos já eram substituídos por postiços, presos aos naturais com grampos de metal. Os postiços eram humanos ou talhados em osso, marfim ou massa endurecida. Os de porcelana apenas surgiram no século XIX, juntamente com o preenchimento das cáries com chumbo, aplicação de pivôs e dentaduras. A profissão está relacionado com a história brasileira devido ao alferes e dentista Joaquim José da Silva Xavier, considerado um herói nacional.

No Brasil a odontologia configura-se como uma especialidade médica autônoma, desta forma o cirurgião-dentista detém todas as prerrogativas médicas, com exceção da emissão do atestado de óbito. Essa situação ficou configurada pela Lei de regulamentação da Odontologia e após a aprovação da Lei do ato médico, na qual a Odontologia foi totalmente isentada na sua área de atuação.

No Brasil, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista foi estabelecido como 25 de outubro, quando se comemora a criação da primeira faculdade de odontologia (Medicina e Arte Dentária), na Bahia. Santa Apolônia, em cujo martírio sofreu fraturas de ossos faciais e de elementos dentais, é padroeira dos dentistas.

O termo "dentista", encontra-se defasado, considerando as diversas ramificações referentes à área de atuação da odontologia, especialidade a qual se faz responsável por, não somente, tratar e diagnosticar as doenças do complexo estomatognático, bem como intervir cirurgicamente. Dessa forma, a utilização de tal termo, é incoerente ao não designar de forma íntegra a abrangência do campo de atuação pretendido, referindo-se somente a uma pequena parcela das suas funções, o tratamento do tecido dentário.

Entretanto, vários projetos foram apresentados, encontrando-se em trâmite, visando alterar o termo "dentista" para "médico orofacial", oficialmente, enquanto especialidade médica, assim como em vários países, onde a odontologia é uma especialidade médica.

Subespecialidades

A Odontologia Brasileira conta com 24 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que são:

Referências

  1. «dentista». Dicionário Priberam. Consultado em 2 de março de 2022 
  2. «Cirurgião-dentista». Dicio. Consultado em 2 de março de 2022 
  3. Infopédia. «médico-dentista». Infopédia. Consultado em 2 de março de 2022 
  4. «odontologista». Dicio. Consultado em 2 de março de 2022 
  5. «Dentista: há quanto tempo não visita um?». OralMED. Consultado em 30 de setembro de 2021 
  6. Santos Filho, Licurgo de Castro. História geral da medicina brasileira. São Paulo: HUCITEC; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977. 436p.
  7. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.htm
  8. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12842.htm
  9. Valadares, Pablo (1 de outubro de 2019). «Projeto transforma cirurgião-dentista em médico-orofacial». Câmara dos Deputados. Consultado em 3 de março de 2022 

Ver também

Ligações externas