No mundo de hoje, Cirurgia oncológica ganhou uma relevância inesperada. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua ressonância na cultura popular ou pela sua importância no campo académico, Cirurgia oncológica tornou-se um tema central de debate e reflexão. Desde as suas origens até à sua evolução hoje, Cirurgia oncológica marcou um antes e um depois na forma como percebemos o mundo que nos rodeia. Neste artigo iremos explorar os diferentes aspectos relacionados com Cirurgia oncológica, analisando a sua influência em diferentes áreas e o seu papel na formação da nossa realidade.
Cirurgia oncológica ou oncologia cirúrgica é um ramo da cirurgia e da oncologia aplicada no tratamento de tumores benignos e malignos (cânceres). Oncologia vem do grego para "estudo de tumores". Como existem mais de cem tipos de tumores diferentes a cirurgia possui 20 sub-especialidades para cada região do corpo.
É uma das três áreas da oncologia:
Estes são os tipos e formas mais comuns de cirurgia oncológica:
Técnicas para remover um câncer:
Tumores que podem ser removidos cirurgicamente com segurança são chamados de ressecáveis, porque a técnica mais utilizada é a ressecção cirúrgica. Cada câncer tem seus critérios de ressecabilidade, geralmente envolve ser pequeno, sem metástases e sem comprometimento vascular. Para assegurar que todo o tumor foi removido também se remove o tecido ao redor com uma margem de segurança de vários centímetros. Alguns tumores irressecáveis podem ser tratados com radioterapia ou quimioterapia neoadjuvante para reduzir seu tamanho e permitir sua remoção com mais segurança.