No artigo a seguir vamos nos aprofundar no emocionante mundo de Coca, explorando seus aspectos mais relevantes e suas implicações na sociedade moderna. Desde o seu surgimento até aos seus efeitos a nível individual e coletivo, embarcaremos numa viagem de descoberta e reflexão que nos permitirá compreender melhor Coca e o seu impacto no nosso quotidiano. Através de análises aprofundadas e estudos de caso, procuraremos lançar luz sobre os aspectos menos conhecidos de Coca e a sua relevância no mundo contemporâneo. Junte-se a nós nesta jornada de conhecimento e descoberta, onde esperamos abrir perspectivas e gerar reflexões em torno de Coca.
A coca é uma das quatro plantas cultivadas do gênero Erythroxylum, família Erythroxylaceae, nativa do oeste da América do Sul. A coca é conhecida mundialmente por seu alcaloide psicoativo, a cocaína, e pelas drogas feitas a partir das plantas: cloridrato de cocaína, pasta base e crack.
As duas espécies com quatro variedades têm importância econômica, social e cultural na América do Sul, principalmente na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Chile e Peru.[1]
Existem mais de 250 espécies do gênero Erythroxylum, das quais 4 são cultivadas e contêm o alcaloide cocaína: