Coerência e coesão

Hoje em dia, Coerência e coesão se tornou um tema de interesse para muitas pessoas ao redor do mundo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância na história, pela sua influência na cultura popular ou por qualquer outro motivo, Coerência e coesão tem captado a atenção de indivíduos de diferentes idades, géneros e nacionalidades. Neste artigo, exploraremos detalhadamente a importância de Coerência e coesão e discutiremos sua relevância hoje. Desde o seu impacto no bem-estar das pessoas até ao seu papel na economia global, estudaremos todos os aspectos relacionados com Coerência e coesão para fornecer uma visão completa e enriquecedora sobre este tema. Prepare-se para mergulhar no fascinante mundo de Coerência e coesão e descobrir tudo por trás do seu significado!

Coerência e coesão textuais são dois conceitos importantes para uma melhor compreensão textual e para a melhor escrita de trabalhos de redação de qualquer área.

A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação de eventos. A coerência, por sua vez, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua portuguesa.

Definição específica

  • Coesão
É a conexão que liga elementos no texto (palavras, orações, períodos, parágrafos), criando uma harmonia entre eles.
Exemplo:

Gustavo estuda. Gustavo trabalha. (esse exemplo não é coeso, pois não estabelece uma conexão) Gustavo estuda e trabalha. (Corrigindo o exemplo, agora ele está coeso pois adicionamos o "e").

  • Coerência
Coerência é a propriedade do texto que permite que se construa sentido a partir dele, estabelecendo relação entre suas partes e entre o próprio texto e a situação de sua ocorrência. Exemplo:
Aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar (incoerência, porque quem não gosta de um esporte evita praticá-lo).
Fanático por futebol, o pai de Rodrigo obriga o filho a jogar. Mas aquele garoto não gosta de futebol e, portanto, fica chamando seus amigos para jogar. Assim, ele pode ficar a um canto enquanto os amigos jogam, e a algazarra que fazem dá ao pai a falsa impressão de que o filho está se divertindo (coerência restabelecida por acréscimo de informações ou contexto, ficando assim coerente para os leitores/ouvintes).