Neste artigo exploraremos em profundidade o tema Confrontos entre Flamengo e Santos no futebol, abordando seus diferentes aspectos, sua importância na sociedade atual e sua relevância no mundo contemporâneo. Nesta linha, analisaremos o impacto que Confrontos entre Flamengo e Santos no futebol teve em diversas áreas, desde a cultura e política até à tecnologia e à economia. Iremos mergulhar na sua história, nas suas implicações e na sua evolução ao longo do tempo, com o objetivo de compreender melhor o seu significado e a sua influência no nosso quotidiano. Além disso, examinaremos as perspectivas futuras de Confrontos entre Flamengo e Santos no futebol e seu possível desenvolvimento nos próximos anos, bem como as controvérsias e debates que gera atualmente.
A primeira partida entre Flamengo e Santos, ocorrida no dia 4 de julho de 1920 na Vila Belmiro, em Santos, terminou com goleada santista por 6 a 0. Já a primeira partida oficial foi disputada no Estádio do Pacaembu, em 9 de fevereiro de 1952 (válida pelo Torneio Rio-São Paulo de 1952), e novamente terminou com goleada do Santos, dessa vez por 4 a 1.
Os clubes já se enfrentaram 7 vezes em fases de mata-mata. O Santos levou a melhor em 4 oportunidades, contra 3 do Flamengo. Nas vezes em que foi vencedor, o time paulista saiu como campeão em 2 oportunidades, o mesmo número de vezes do time carioca.
Santos 4 x 5 Flamengo foi uma partida de futebol realizada em 27 de julho de 2011, válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. É considerado por muitos especialistas, torcedores, emissoras, e acompanhantes de futebol como o maior jogo do século 21.[4] Para Gustavo Poli, do GloboEsporte.com, este foi "um jogo para pendurar na parede, emoldurar na galeria mental. Nove gols, uma montanha-russa emotiva, lances que grudaram de imediato na retina, micos, graça, técnica, espetáculo. Se futebol fosse apenas show, poderia ser sempre assim, como esse Santos x Flamengo".[5]