Neste artigo, exploraremos em profundidade o tema Corneal limbus e seu impacto em nossa sociedade atual. Analisaremos as diversas perspectivas e opiniões que existem em torno de Corneal limbus, bem como a sua relevância em diferentes contextos. Além disso, examinaremos os fatores históricos e culturais que contribuíram para a evolução de Corneal limbus ao longo do tempo. Através desta análise detalhada, procuramos fornecer uma visão holística de Corneal limbus, com o objetivo de melhor compreender a sua importância e papel no mundo contemporâneo.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2020) |
Corneal limbus ou Limbo Esclerocorneano é uma estrutura de transição entre a córnea e a esclera, contendo células destes dois segmentos.
Constitui o limite anterior da esclera. Nele se encontram as "stem cells" importantes na reepitelização da córnea. Além de servir como uma barreira contra a conjuntiva, de forma que as células epiteliais da conjuntiva não avancem para o epitelio corneano e dessa forma prejudique a visão.
E pela córnea ser avascular, o limbo é responsável por entregar os nutrientes e retirar os nutrientes dos tecidos adjacentes (Ex: da córnea).