Coroa islandesa

No mundo de hoje, Coroa islandesa tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. De empresários e profissionais a acadêmicos e amantes do lazer, Coroa islandesa atraiu a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja pelo seu impacto social, pela sua relevância histórica ou pela sua importância no mundo moderno, Coroa islandesa é um tema que merece ser explorado em profundidade. Neste artigo iremos nos aprofundar nos diferentes aspectos de Coroa islandesa, analisando seu significado, sua evolução ao longo do tempo e sua influência em diversas áreas da sociedade.

Coroa islandesa
íslensk króna (em islandês)
Coroa islandesa
Nota de 500 coroas de 1928
ISO 4217
Código ISK
Unidade
Plural Coroas
(krónur (em islandês))
Símbolo kr, Íkr
Inflação 3,56%
The Global Economy, 2024.
Denominações
Sub-unidade
1/100

Eyrir (obsoleto)
Moedas 1, 5, 10, 50 e 100 Coroas
Notas 500, 1000, 2000 (não emitida), 5000 e 10.000 Coroas
Demografia
Usuário(s)  Islândia
Emissão
Banco central Banco Central da Islândia
 Website www.sedlabanki.is
Fabricante De La Rue

Coroa islandesa, oficialmente coroa da Islândia, é a moeda corrente na Islândia. O nome está de certa forma relacionado ao de outras moedas dos países nórdicos, como a coroa sueca e a coroa norueguesa. É subdividida em 100 aurar (plural de eyrir).

A moeda foi introduzida pela primeira vez em 1874 em substituição ao rigsdaler dinamarquês, moeda que foi corrente na Dinamarca até 1873. Com a dissolução da União Monetária Escandinava, no começo da Primeira Guerra Mundial, e a autonomia da Islândia, em 1918, a coroa islandesa foi separada da coroa dinamarquesa.

Em 1981, o valor da moeda foi reavaliado de modo que 100 coroas antigas passaram a valer 1 coroa nova, com a mesma subdivisão de 100 aurar.

A economia islandesa opera quase sem utilizar moedas. Isto se deve ao fato de que a Islândia possui uma das maiores quantidades per capita de computadores, o que faz grande parte das transações ocorrer de forma eletrônica. Outro fato é que as notas não favorecem a transação de altos valores, num país em que os custos são altos. Um jantar pode facilmente custar mais que 5 000 coroas, sendo que a nota de maior valor é de 10 000 coroas.

Ligações externas