Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Criminoso, um tema que tem chamado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Desde a sua origem até ao seu impacto hoje, Criminoso deixou uma marca indelével na sociedade e gerou debates e discussões intermináveis. Nessa linha, nos aprofundaremos nos diversos aspectos que fazem de Criminoso um tema tão relevante e interessante, analisando suas implicações em diferentes campos e sua influência no cotidiano das pessoas. Sem dúvida, Criminoso é um tema que não deixa ninguém indiferente, e esperamos que esta exploração o ajude a compreender melhor a sua importância e impacto no mundo que nos rodeia.
Um criminoso é um indivíduo que viola uma norma penal sem justificação e de forma reprovável, cometendo, portanto, um crime. Aos criminosos condenados e submetidos a um devido processo legal aplica-se uma sanção criminal, que pode ser uma pena privativa de liberdade, restritiva de direitos ou multa.
A punição aplicada a um criminoso pode ser de caráter corretivo, com a intenção de reeducar o indivíduo para que não volte a cometer delito, ou de caráter exemplar, com a intenção de desencorajar outras pessoas a cometerem atos semelhantes. Aquele que ajuda um criminoso a cometer um crime, seja na condição coautor ou auxiliando o criminoso com meios, informações ou objetos, é considerado também criminoso, como cúmplice, enquanto aquele que permite que um crime aconteça quando poderia ou deveria ter impedido, é considerado omisso.
Na obra Código Penal Comentado, organizado por Celso Delmanto e outros, os criminosos são classificados em cinco tipos: