Cultura medieval

No artigo de hoje vamos abordar o tema Cultura medieval, assunto que tem gerado grande interesse e debate nos últimos tempos. Cultura medieval chamou a atenção de pessoas de diversas origens, desde especialistas na área até aqueles que estão apenas começando a explorar este tópico. Ao longo deste artigo iremos explorar as diferentes perspetivas e pontos de vista relacionados com Cultura medieval, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e enriquecedora sobre esta matéria. Do seu impacto na sociedade às suas implicações globais, iremos aprofundar uma análise detalhada que nos permite compreender a relevância e complexidade de Cultura medieval hoje.

A cultura medieval ou cultura da Idade Média foi uma síntese de elementos greco-romanos, cristãos e germânicos, que foram reformulados em termos de novas experiências. Começou a distinguir-se no século XI e atingiu o apogeu no século XIII. Apesar de predominar o sentimento cristão-católico-romano, nela há influência de cultura secular e naturalista, representada pela literatura fantasiosa, por mitos, lendas e canções populares.

A partir do século X, a Europa Ocidental passou por profundas transformações econômicas, sociais e culturais, houve um renascimento cultural e urbano com o surgimento de novas preocupações abrangentes, com esses novos pensamentos surgiram novas reflexões, como Santo Anselmo que refletiu essa nova época em seus escritos, que manifestavam a confiança na lógica, ou Abelardo que primeiramente vulgarizou o emprego da palavra "teologia". Também ficam em destaque o Santo Tomás de Aquino, que em sua maior obra, a Suma Teológica, que ficou inacabada, procurava reconciliar os escritos de Aristóteles com os princípios da teologia.

Referências