Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Curso pré-vestibular, um tema que despertou o interesse de muitas pessoas ao longo dos anos. Curso pré-vestibular tem sido objeto de inúmeros estudos e pesquisas, e sua relevância se mantém ao longo do tempo. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, Curso pré-vestibular deixou uma marca significativa em diferentes aspectos da vida quotidiana. Através deste artigo iremos aprofundar os diferentes aspectos que fazem de Curso pré-vestibular um tema tão relevante e interessante, examinando a sua evolução ao longo do tempo e a sua influência em diferentes áreas. Prepare-se para mergulhar no emocionante universo de Curso pré-vestibular!
O curso pré-vestibular, popularmente conhecido como cursinho, é uma modalidade de curso preparatório educacional intensivo realizado por estudantes brasileiros que prestarão o exame vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); onde estes reveem todo o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar no período de três à doze meses, para serem classificados nas referidas provas e ingressar nas instituições de ensino superior.[1][2][3][4][5] O termo "cursinho" também pode se referir a outras modalidades de cursos preparatórios, como à pessoas que irão prestar concurso público, ou estudantes de direito para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Tais cursos foram um fenômeno brasileiro da década de 1960, quando a demanda pelas vagas nas universidades aumentou. Famosos pelo uso de técnicas de memorização, geralmente à base de músicas e rimas, que até hoje são comuns entre alguns docentes.[6]
Enquanto negócio, os cursinhos oferecem margens de lucro de 20%, segundo um estudo da consultoria Hoper, pois apresentam classes lotadas de alunos com uma infraestrutura simples.
Os cursinhos têm início e duração variada.[7] Os mais comuns são os de três, seis ou doze meses.
Tipo e Duração média
Em muitos cursinhos os alunos também são divididos em salas de acordo com a carreira que desejam seguir. A divisão pode ser apenas entre áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) até por carreiras, como salas específicas para Medicina, Engenharia, Direito, Arquitetura etc.