Cápsula (fruto)

No mundo atual, Cápsula (fruto) é um tema que gera grande interesse e discussão em diversas áreas. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Cápsula (fruto) tornou-se um aspecto fundamental que impacta o dia a dia das pessoas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Desde as suas origens até à sua relevância nos dias de hoje, Cápsula (fruto) tem sido objeto de estudo e análise por especialistas de diversas áreas, gerando um vasto leque de opiniões e perspetivas. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados com Cápsula (fruto), desde as suas implicações sociais até à sua influência na economia global, com o objectivo de oferecer uma visão abrangente e enriquecedora deste tema tão relevante hoje.

 Nota: se procura outros significados de cápsula, veja cápsula.
Aristolochia clematitisː um exemplo de fruto capsular

Cápsulas são frutos secos e deiscentes,[1] compostos por mais de um carpelo. De todas as categorias de frutos, esta é a mais variável, tanto no número de carpelos como no tipo de deiscência. Alguns denominam primeiramente como cápsula alguns tipos de frutos secos, como pixídios, mas outros autores determinam estes como entidades diferentes. Os frutos capsulares estão presentes em muitas famílias botânicas, como Malvaceae, Cucurbitaceae (por exemplo, no caso de Luffa operculata), Myrtaceae (como nos eucaliptos), Aristolochiaceae e muitas outras. Alguns frutos capsulares, como o quiabo e frutos de alguns hibiscos, são comestíveis antes da sua maturação.

Etimologia

"Cápsula" origina-se do termo latino capsula.[1]

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cápsula (fruto)

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 345.