Delicatesse

Neste artigo iremos explorar o fascinante mundo de Delicatesse, abordando diferentes aspectos relacionados a esta pessoa/tema/data. Do seu impacto na sociedade à sua relevância na cultura popular, passando pelas suas conquistas mais notáveis ​​e pelos desafios que enfrentou ao longo da sua carreira. Além disso, analisaremos sua influência em áreas específicas como tecnologia, política, arte, ciência, entre outras. Através deste artigo, procuramos fornecer uma visão abrangente e enriquecedora de Delicatesse, convidando o leitor a refletir e aprofundar o seu conhecimento sobre este emocionante tema.

 Nota: Para outros significados, veja Delicatessen.
Array of meats, cheeses and bottles
Uma delicatesse

Delicatesse ou delicatessen (ou delicatéssen) é uma loja que vende comidas finas e iguarias. Especializada em comidas exóticas, raras e de difícil preparo ou criação.

Etimologia

A palavra delicatesse vem do alemão "Delikatessen", plural de "Delikatesse", "delicadeza (comida agradável)", do francês "délicatesse", "delicadeza", de "délicat", "delicado", do laltim "delicatus", "atraente, delicioso, suave". Pode ser traduzido como "iguaria".

O conceito de delicatesse chegou ao Brasil (e também a outros países da América, como os Estados Unidos) por meio de imigrantes alemães, principalmente com os judeus asquenazes, já que eles eram impossibilitados de terem terras agrícolas e o comércio sempre foi uma das poucas fontes de renda.

Em inglês, usa-se também a abreviatura "deli".

Estabelecimentos

Large, ornate, high-ceilinged delicatessen
Uma delicatesse londrina.

No Canadá, Irlanda, Bélgica e no Reino Unido as delicatesses são lugares que vendem queijos finos e carnes nobres (charcuteria). Vinhos e bebidas alcoólicas refinadas. Pães e salgados especiais. Doces, temperos, condimentos, laticínios e iguarias no geral. Conjugados com um café.

Nos EUA e na Austrália o mesmo conceito se aplica, mas com a ideia de um restaurante mais forte do que a do resto do estabelecimento e em geral é voltado para um público vegano ou de comidas saudáveis.

Na França, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria o mesmo conceito dos outros países europeus, só com o foco nos produtos de marcas e produtos industriais de luxo como caviar, trufas, conjugando assim o espaço com um café e um pequeno armazém. Dentro de um lugar de arquitetura extremamente requintada. Nos países de língua alemã também podem ser chamadas de Feinkost.

Lugares Famosos

Dallmayr "Stammhaus" em Dienerstraße 14-15, Munique

Katz's Delicatessen em Nova Iorque

Funchon em Paris

Fortnum & Mason em Londres

Deli window displaying breads and other foods
Uma delicatésse na Austrália (em inglês, abreviada como deli).

Referências

  1. «Delicatéssen». Michaelis On-Line. Consultado em 2 de outubro de 2023 
  2. «Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)» 
  3. Dicionário Eletrónico Houaiss 3.0 (Junho de 2009). Consultado em 2 de outubro de 2023.
  4. «Delicatesse Doceria em Montenegro | Guia Regional Meguia». www.meguia.com.br. Consultado em 26 de dezembro de 2015 
  5. «Delicatesse Viktória - Bolos, Tortas, Doces, Salgados e outras delícias». www.delicatesseviktoria.com.br. Consultado em 26 de dezembro de 2015 
  6. «Jardim Amelie é nova opção gastronômica em Joinville». A Notícia. Consultado em 26 de dezembro de 2015 
  7. «Duden | Delikatesse | Rechtschreibung, Bedeutung, Definition, Herkunft». www.duden.de (em alemão). Consultado em 2 de outubro de 2023 
  8. «delicatessen | Search Online Etymology Dictionary». www.etymonline.com. Consultado em 2 de outubro de 2023 
  9. «Ashkenazi Jews». Wikipedia (em inglês). 28 de fevereiro de 2018 

Notas

  1. "Delikat" ("delicado") + "Essen" ("comida") é pseudoetimologia.